Skip to content

10 essências para sabonete artesanal mais procuradas

essências para sabonete artesanal
Conheça as essências para sabonete artesanal e suas características para compor seus produtos. Afinal, o aroma faz toda a diferença

Qual sua primeira ação ao ir comprar um sabonete? Isso mesmo, sentir o seu cheiro. E é ele que define, muitas vezes, se vamos comprar ou não. Né mesmo? A hora do banho, afinal, é feita para apreciar o momento. Seja para relaxar, estimular ou trazer aquela sensação de frescor. E nada mais prazeroso do que um sabonete cheiroso com um aroma que permanece na sua pele. Principalmente, quando se fala de sabonete artesanal. A cor, formato, enfeites e embalagem também ajudam, mas é o cheiro que determina. Por isso é importante conhecer as essências para sabonete artesanal na hora de produzir o seu próprio sabonete!

Em uma pesquisa rápida, você encontra inúmeras essências para sabonete artesanal. E ainda combinações de aromas. Mas saber diferenciar o que é melhor é um passo para adquirir um bom produto que atenda às suas necessidades. As essências para sabonete artesanal fazem a diferença!  Preparamos um material bem legal explicando como elas afetam o nosso dia a dia.

Economize até 20% - como deixar o banheiro perfumado

Qual a diferença das essências para sabonete artesanal para essências “normais”? 

É importante você compreender  que as essências para sabonete artesanal não são àquelas que você usa em outros momentos do seu dia a dia. Tem as de alimento, perfumes e de ambientes.

As essências para sabonete artesanal precisam ter maior fixação. Para assim proporcionar, maior duração no corpo.  Para você entender como funcionam: elas são divididas em famílias olfativas. É como grupos de classificação, baseados nas características de cada aroma.

Tipos de fragrâncias das essências para sabonete artesanal:

Então, vamos lá! Vamos explicar cada família e suas características! Você pode escolher entre um banho refrescante ou um relaxante. Basta escolher as essências para sabonete artesanal. A linha nacionais possui uma variedade de aromas de frutas, flores e ervas especiais para sabonetes glicerinados. Estimulante, né! Para isso, precisa conhecer melhor quais são as suas diferentes propriedades.

Anota aí!

  • Essências doces para sabonete artesanal: Parece um coquetel de cheiros de frutas. Mas diferente da família dos cítricos, predomina um aroma mais adocicado, com características marcantes.
  • Essências cítricas para sabonete artesanal: São fragrâncias leves e refrescantes, perfeitas para o clima predominantemente quente do Brasil. Proporcionam sensações de frescor e leveza.
  • Essências florais para sabonete artesanal: Essa família é bem popular e a preferida de muita gente. Uma mescla de aromas de vários tipos de flores. Dessa forma, são apresentadas puras ou com toques especiais.
  • Essências herbais para sabonete artesanal: Suas notas verdes exalam uma sensação estimulante. Têm aromas potentes e característicos, proporcionando uma sensação de frescor e limpeza.
  • Essências marinhas para sabonete artesanal: Sabem aqueles aromas que misturam suavidade e frescor? Essa família é bem especial e está baseada em conceitos marinhos.

Quais são as essências amadeiradas? 

Ah as essências amadeiradas! São exóticas. Nas suas composições, mesclam tipos de madeiras que proporcionam aromas secos e, ao mesmo tempo, adocicados com toques orientais. Sem deixar de lado as notas mais picantes de especiarias. São elas: 

  • Âmber
  • Café
  • Carro Novo
  • Madeiras do Oriente
  • Patchouly
  • Pau Brasil
  • Cravo e canela
  • Mirra
  • Vinho
  • Bálsamo
  • Ylang Ylang

Para que serve a essência no sabonete?

Quer entender para que servem as essências para sabonete artesanal? São elas que dão o toque aromático. É a matéria-prima que confere o cheiro ao sabonete. Então, dependendo do tipo de essência que escolhe, você produzirá um sabonete com determinadas características: relaxante, estimulante ou sensual. Tudo depende da sua criatividade!

Quanto de essência colocar no sabonete?

Em uma receita, com essências para sabonete artesanal, geralmente, utiliza-se até 80 ml para 1Kg de base de glicerina. Claro que depende de cada fórmula e tipo. Mas essa quantidade é recomendada por especialistas.

Para ajudar a você, separamos uma receita que vai te ajudar a produzir sabonetes bem cheirosos. Preparada(o)? Anota, então!

Materiais:

  • 1 kg de Glicerina Branca
  • 80 ml de essência
  • 60 ml de extrato
  • 100 ml de lauril
  • Corante a base de água

Modo de preparo:

Corte a glicerina em cubos, e derreta. Após toda a glicerina derreter mexa bem, retire do fogo, aguarde criar uma nata e adicione os demais itens. Coloque em uma forma, aguarde endurecer e desenforme.

Quais essências podem ser misturadas?

Você pode misturar quaisquer essências para sabonete artesanal, daquelas famílias que falamos antes. No entanto, você primeiro tem de saber qual aroma pretende chegar com a combinação. Além disso, respeitar a proporção para que um aroma não se sobreponha ao outro.

E aí vai uma dica. Antes de combinar as essências para sabonete artesanal, as coloque lado a lado abertas para que os cheiros se misturem. Assim, auxilia e dá uma noção se elas combinam ou não.

Como combinar essências para sabonetes?

Fez o teste de colocar as essências para sabonete artesanal lado a lado, mas ainda tem dúvidas? Então faz assim: separe um conta-gotas e uma toalha de papel. Na toalha de papel,  pingue uma gota de cada. Espere algumas horas. Se o cheiro continua, sumiu ou está do jeitinho que planejou, trate de fazer um sabonete ou um lote pequeno para observar aromas e aspectos. Assim evita desperdícios e prejuízos.

 Dicas para fazer o cheiro do sabonete durar mais 

1. Siga a sua receita com os ingredientes indicados

2. Compre essências para sabonete artesanal de qualidade

3. Mescle as fragrâncias

4. Conheça profundamente cada essência

5. A temperatura não pode estar muito alta ao misturar a essência, para que não evapore

6. Procure embalar seu sabonete logo após desenformá-lo

7. Use aditivos que evitam a perda de aroma, como argilas, carvão ativado, amido de milho.

 Qual a melhor essência para sabonete artesanal?

Selecionamos as 10 essências para sabonete artesanal mais procuradas para dar dicas para você! Confira.

  1. Alecrim

O sabonete com a essência de alecrim tem um aroma suave e refrescante. Isso, porque o alecrim deixa o seu dia mais motivado e cheio de frescor.

  1. Floral

A delicadeza das flores no sabonete prolonga a sensação do banho recém-tomado. Dessa forma, acaba estimulando seu dia.

  1. Baunilha

A baunilha usada auxilia nos níveis de hidratação da nossa pele. Um sabonete com essa essência tem propriedades antioxidantes e faz uma limpeza profunda.

  1. Flor de laranjeira

A essência de flor de laranjeira é ideal para banhos relaxantes. Alivia o estresse e a ansiedade. Tomar um banho com sabonete dessa essência também auxilia no combate à depressão.

flor de laranjeira
  1. Lavanda francesa

Seu aroma é relaxante e sofisticado. No banho, seu aroma proporciona uma sensação de harmonia. Será um banho com notas de segurança e amor.

lavanda francesa
  1. Capim limão

Uma alternativa natural que vai aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão. Seu frescor após o banho faz com que essa sensação se prolongue o dia todo.

capim limão
  1. Erva cidreira

Precisa relaxar? Tá triste hoje? Um banho com sabonete de erva cidreira vai estimular o bom humor e otimismo.

erva cidreira
  1. Jasmim

Aroma delicado e levemente adocicado. Depois de um banho com esse aroma, você terá uma  sensação de tranquilidade, calma e conforto.

Jasmin
  1. Hortelã/menta

Aquela sensação que refresca, tonifica que só o hortelã possibilita. Além disso, estimula a circulação sanguínea e até clareia as manchas na pele.

hortelã menta
  1. Limão siciliano

Ele também ajuda na estimulação da circulação sanguínea. Além disso, hidrata e nutri. Outra propriedade é a de suavizar manchas no rosto e axilas.

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *