Skip to content

Como fazer água de lençol em 4 passos simples!

como fazer água de lençol
Aprenda como fazer água de lençol de forma simples, com produtos de qualidade e deixe sua roupa de cama mais macia e perfumada todos os dias.

Você já imaginou se deitar em uma cama com lençóis macios e perfumados todos os dias? Existe um produto criado especialmente para isso e nós vamos te ensinar tudo sobre ele e como você deve utilizá-lo. Continue lendo o artigo a seguir e aprenda como fazer água de lençol e deixe não só a sua roupa de cama e demais peças, como também seu ambiente de convívio mais confortável e aromatizado!

Essencias inspiradoras em grifes famosas

Como fazer água de lençol: Afinal o que é e como é feita?

Feita com aromas agradáveis e aconchegantes, a água de lençóis que traz uma sensação de bem-estar e noites de sono mais tranquilas, além de agir, inclusive, em nosso sistema nervoso após ser inalada.

Elaborada normalmente com água, álcool e a essência da preferência de cada pessoa, este perfume para tecidos e roupas faz parte de um universo que chamamos de aromaria e proporciona diversos benefícios ao ambiente no geral, como para nossa saúde. Esse produto pode ser utilizado de diversas formas, confira algumas delas e como fazer água de lençóis de forma prática!

Como usar água de lençóis?

Queridinha daqueles que buscam por noites de sono mais leves e um aroma delicado e fresco, este perfume de tecidos pode ser aplicado com borrifador todas as noites na roupa de cama, um pouco antes da pessoa se deitar, pois assim a essência será bem absorvida oferecendo uma maior sensação de conforto.

Além disso, esse produto pode ser utilizado em outras peças antes de passá-las com o ferro e em muitos outros tecidos como toalhas em geral, edredons, almofadas, cortinas e tapetes auxiliando também na diminuição de bactérias nos tecidos, o que garante maior durabilidade e uso mais saudável dos mesmos.

Como fazer este perfume para tecidos? Diferença entre água de lençóis e renovador de roupas 

Uma dica bacana na hora de escolher qual o melhor produto a ser utilizado nos tecidos de sua casa e/ou em quartos de hotel e spas por exemplo, é saber a diferença entre eles para que você obtenha os resultados que tanto busca. Dois exemplos são o renovador e a água de lençóis! Apesar de terem as mesmas funções, esses produtos apresentam características distintas. Como renovador de lençóis é usado para neutralizar maus odores em roupas de cama ou toalhas que estão em uso, garantindo um perfume mais suave às peças e também a sensação de que elas estão limpas. Já como água de lençóis deve ser aplicada a uma distância de 30 a 40 centímetros do tecido, sendo que este vai absorver melhor a fragrância suave, assim que for passado com o ferro.

Como deixar os lençóis perfumados?

Deixar os lençóis perfumados não é uma tarefa difícil. Aliás, uma boa lavagem, assim como deixar essas peças tomando um sol ou ar periodicamente, já ajuda a manter a qualidade e conforto dos tecidos. Confira a seguir algumas orientações que a ArteFeita separou sobre o tema:

  •  Devo lavar a roupa de cama de quanto em quanto tempo?

O acúmulo de sujeira nos tecidos de cama é normal, especialmente, porque assim como em outros momentos do dia, à noite nosso corpo se renova e deixa células mortas por onde passa. Essa “sujeira” que deixamos nas roupas de cama acaba causando o aparecimento de bactérias e ácaros que podem interferir não só no desgaste dos tecidos como também em nossa saúde.

Pensando nisso, é essencial que frequentemente as roupas de cama estejam limpas e perfumadas. No caso de lençóis e fronhas, o ideal é que sejam lavados pelo menos uma vez por semana. Já edredons e outras cobertas podem ser lavados uma vez por mês, sendo que neste intervalo de tempo devem tomar sol com frequência, evitando o acúmulo de microrganismos.

  •  Com que frequência usar a água de lençóis?

Saber como fazer água de lençóis e quando usar também é importante para manter os tecidos bem conservados e aromatizados. Por ser um produto perfumado, este pode ser aplicado nas peças de cama todos os dias um pouco antes da pessoa ir dormir, pois assim a fragrância proporcionará um bem-estar imediato e uma noite de sono mais leve.

  • Como manter o perfume na roupa de cama?

Lavar as peças da forma correta, deixando-as em locais bem arejados são algumas das orientações para manter roupas de cama perfumadas. Além disso, ao guardá-las opte por saquinhos para colocar as fronhas e lençóis e embalagens a vácuo para cobertores e colchas. Lembrar-se de não guardar roupas úmidas e usar água perfumada para tecidos antes de passá-las também é muito importante para que permaneçam conservadas e com uma fragrância especial.

5 cuidados para prolongar os lençóis limpos e cheirosos

Depois de um dia extremamente cansativo, tudo que a gente quer é deitar e dormir tranquilamente, não é mesmo? E foi pensando nisso que separamos algumas dicas para que você durma e acorde em uma cama com lençóis perfumados e aconchegantes. Confira só:

1.    Lave os lençóis separadamente de outras roupas e siga as orientações que estão na etiqueta de cada peça

2.    Passar os lençóis antes de guardá-los é uma boa ideia para manter a maciez dos tecidos

3.    Evite deixar roupas ou outras peças úmidas em cima da cama que está com o lençol

4.    Use protetores de colchão para manter a durabilidade dos lençóis

5.  Aprenda como fazer água de lençóis e use esse produto com frequência para deixar os tecidos com um aroma mais suave 

Dicas de como fazer água perfumada de lençóis

Saber como fazer água perfumada da forma correta é essencial para não estragar os tecidos em que este produto é borrifado, além de ser um cuidado com a nossa própria saúde. Veja as dicas do que usar ou não quando for produzir este produto:

  • Posso usar óleo essencial?

Com certeza! Os óleos essenciais são ótimas opções e podem ser encontrados em diversos aromas, que vão dar aos tecidos e ao ambiente um ar mais perfumado e relaxante. Mas cuidado os óleos essenciais como o próprio nome diz são a base de óleo podendo deixar manchas de gordura nos tecidos.

  • Qual álcool usar para a receita?

O álcool de cereais é uma excelente escolha quando o assunto é a fabricação de água perfumada de tecidos, pois possui alta pureza sendo um composto orgânico feito à base de arroz, trigo e/ou milho.

Receita de como fazer água de lençóis perfumada do zero

MATÉRIA PRIMA PARA FAZER A BASE

5 litros de Álcool de Cereais

10 litros de água

800ml de Quaternário de Amônia

200ml de Renex

MODO DE FAZER:

Em um recipiente misture o álcool de cereais com o quaternário de amônia. Em seguida, adicione a água e misture tudo novamente. Por fim coloque a quantidade indicada de Renex que vai cortar a gordura presente na composição, dando uma aparência mais leve à receita.

Observação: Sugerimos que para este produto utilize essências da linha Silver ou linha de Essência Nacional (aromas de frutas, flores, ervas e muito mais) ou a Linha Gold (essências inspiradas em marcas e lojas famosas) que já são emulsificadas para este produto. Caso utilize alguma essência que deixe o produto turvo é sinal que a carga oleosa desta essência esteja muito alta, portanto, poderá manchar os tecidos. Para que o produto fique cristalino é necessário misturar a essência com Renex ou Lauril Líquido

Receita com Base

MATÉRIA PRIMA:

1 litro de Base de Água para tecidos e Roupas

100 ml de essência Silver, Nacional ou Gold (= aplicação de 10%)

MODO DE FAZER:

Misturar a base e a essência, envase em frascos com borrifador.

Pode ser utilizado nos lençóis de cama, edredons, cortinas, almofadas e em toalhas de banho e rosto.

Utilize também nas peças de roupa de vestuário e nas lingeries. Como sugestão: Bambu, Chá Branco, Trouss, Lavanda etc. As roupas de crianças e bebês também podem ser perfumadas com essências suaves: Baby, Talco, Conforto, Algodão etc.

Indicamos também o uso do produto em toalhas de clínicas de estética, salões de beleza, spa´s, e hotéis. São essências sofisticadas para que seu espaço seja sempre lembrado: flor de cerejeira, Alecrim, Daluz, entre outras.

Agora que você já sabe como fazer água de lençóis e quais os benefícios desse produto, te convidamos a acessar nossa loja online e conhecer as melhores essências, bases e demais itens que possam ser do seu interesse.

Leia também Dicas de como deixar a casa mais cheirosa

Economize até 20%

Diferenciais  ArteFeita Essências:

  • Para grande São Paulo entrega no mesmo dia – hora de corte 16h;
  • Parcelamos em 6x sem juros;
  • Possuímos grande variedade de essências, com muita qualidade;

Continue acessando nosso blog e leia mais conteúdos como esse!

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *