Skip to content

Aromaterapia: como usar e para que serve?

terapia de aromaterapia com óleos essenciais
A aromaterapia vem ganhando cada vez mais espaço entre as medicinas alternativas e para saber mais, fique aqui e veja o conteúdo completo.

A primeira publicação sobre aromaterapia foi em 1937, em um livro escrito pelo químico Maurice Gattefossé, porém, essa modalidade de terapia aromática é bem mais antiga e, hoje em dia, muito utilizada como terapia complementar. 

A aromaterapia vem ganhando cada vez mais espaço entre as medicinas alternativas e para saber mais sobre essa medicina, fique aqui e veja o conteúdo completo que preparamos para você.

Economize até 20%

O que é aromaterapia? 

Você conhece a aromaterapia? Nunca ouviu falar? Calma, ainda que você já tenha contato com o tema, nós separamos um conteúdo inteiro para te deixar expert nesse assunto que está tão em alta. 

A aromaterapia é uma forma de terapia que foca em auxiliar no processo de recuperação ou de tratamento psicológico e traumático, a aromaterapia é capaz até mesmo de reduzir as dores físicas. 

Na aromaterapia são usados óleos essenciais, que por sua vez, são extraídos de plantas aromáticas sem nenhuma adição química, sendo assim, produtos 100% naturais. 

Hoje em dia se fala muito sobre a aromaterapia, mas, o que poucos sabem é que essa técnica é extremamente antiga e existem relatos de que na índia e no Egito, já se usava a terapia com aromas na década de 30. A aromaterapia atualmente tem tanta visibilidade no Brasil, que em 2018 foi incluída como uma prática integrativa e complementar pelo SUS (Sistema único de saúde).

Como a aromaterapia funciona?

O funcionamento da aromaterapia é até simples de se entender. Algumas substâncias que estão presentes no aroma dos óleos essenciais, se dissipam pelo ar e liberam partículas que, quando inaladas, estimulam as células nervosas do cérebro e é esse estímulo que ativa as áreas do cérebro responsáveis pelas emoções. 

Para que serve a aromaterapia?

A Aromaterapia é comumente utilizada para auxiliar o paciente a lidar com alguns distúrbios, a insônia e a ansiedade, por exemplo, podem ser alguns dos problemas tratados pela aromaterapia. 

A terapia com aromas também pode ser utilizada, embora não tão comum, para reduzir desconfortos e até dores físicas. Embora ela seja capaz de trazer sentimentos relaxantes e estimulantes, é importante saber qual óleo essencial escolher para a finalidade desejada. 

Como é o tratamento com aromaterapia?

Uma sessão de aromaterapia geralmente acontece da seguinte maneira: Após uma longa conversa com o especialista, é desenvolvido um planejamento com quais aromas serão utilizados, e, numa sala com ambiente voltado para o relaxamento, são utilizados difusores aromáticos com a finalidade de intensificar a sensação de relaxamento.

Benefícios da aromaterapia

Além dos benefícios e efeitos relaxantes na mente, a aromaterapia pode, inclusive, gerar efeitos fisiológicos por conta das propriedades antifúngicas, antivirais e bactericidas que algumas essências possuem. Ou seja, a aromaterapia pode te ajudar no sistema imunológico, além de combater insônia, estresse e dores. 

Aromaterapia e óleos essenciais 

São infinitos óleos essenciais usados na aromaterapia e, a qualidade deles também causa diferentes resultados. Mas, alguns dos óleos essenciais são mais comuns que outros, o óleo essencial de lavanda, por exemplo, é ótimo para relaxar e aliviar a TPM, enquanto o óleo de laranja ajuda a diminuir a ansiedade. 

Outros óleos bastante usados são:

Óleo essencial de sálvia, muito bom no combate à pressão alta. 

Óleo essencial de alecrim que pode te ajudar a manter o cérebro mais ativo de acordo com alguns estudos. 

Óleo essencial de hortelã que é comumente usado para aliviar o estresse. 

Aromatizador

Aromatizadores são grandes aliados no processo de aromaterapia, visto que podem facilmente ser usados para espalhar pelo ambiente o aroma desejado, obtendo melhores resultados terapêuticos. 

Massagem

Outra forma de se utilizar os óleos essenciais terapêuticos, são em sessões de massoterapia. Com a ajuda das essências, as sessões de massagem se intensificam no seu poder de relaxamento. 

Contraindicações da aromaterapia 

A única contra-indicação da aromaterapia é voltada para as grávidas, que, por estarem com seus sentimentos mais aflorados, podem ter enjoos e náuseas durante as sessões dependendo da escolha dos aromas utilizados na sessão. 

Curiosidades

A técnica já é utilizada a muitos anos, estima-se que desde os anos 30 a aromaterapia vem sendo usada por diversos povos nos mais diversos rituais religiosos e terapêuticos. 

Bebês e crianças

Existem diversos estudos que apontam a importância do uso de aromas no desenvolvimento de bebês e crianças e que, inclusive, essas terapias ajudam em muito no crescimento. Mas sempre consulte o médico ou pediatra responsável antes de iniciar qualquer tratamento.

Regulamentação

Embora sejam produtos naturais, no Brasil os óleos essenciais são vistoriados e regulamentados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Essa regulamentação garante a qualidade dos óleos e suas matérias-primas.

Essencias inspiradoras em grifes famosas

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para encontrar mais como esse.

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *