Skip to content

Conheça os benefícios e características da hortelã

hortelã
A hortelã sempre foi muito associada à limpeza e à hospitalidade seu cheiro proporciona no ambiente, um ar elegante e acolhedor ao mesmo tempo

A hortelã, planta herbácea aromática do gênero Mentha spicata, é uma das ervas medicinais mais conhecidas e utilizadas tanto no ambiente doméstico quanto industrial. É uma planta de fácil cultivo, que resiste bem a diferentes condições climáticas e afasta naturalmente os parasitas das hortas, daí o seu nome. O sabor e aroma refrescante da hortelã tem utilidades culinárias, medicinais e cosméticas.

Economize até 20%

Hortelã: Origens e História

Existem registros do uso da hortelã entre os egípcios, hebreus, gregos e romanos, sendo muito popular também na cultura árabe. Seu aroma acentuado ajuda a disfarçar os odores de decomposição, sendo muito utilizada em conservas.

Na Mitologia Grega, a ninfa Minthe foi transformada em hortelã por ser amante de Hades. Esse mito reforça as suspeitas de que a mente seria utilizada junto a uma beberagem de cevada fermentada utilizada ritualmente como um elixir da imortalidade.

A hortelã sempre foi muito associada à limpeza e à hospitalidade. As pessoas faziam vassouras de hortelã que, ao mesmo tempo, em que limpavam a casa, emanavam um refrescante aroma no ar. Ramos de hortelã também eram espalhados sobre as mesas de refeição para enfeitar e dar às boas-vindas aos convidados. Entre o povo árabe, até hoje guarda-se o costume de receber os convidados com uma taça de chá de hortelã.

Variedades da Hortelã

A Hortelã comum (Mentha spicata) apresenta folhas verdes ligeiramente aveludadas, ovais e com as bordas serrilhadas. Seu aroma característico provém da alta concentração do óleo essencial Mentol em suas folhas, que também estão presentes em muitas outras espécies da mesma família. Na Europa medieval costumava-se dizer ser mais fácil contar as centelhas que saíam do vulcão Etna que conhecer todas as espécies de menta. No Brasil, a menta, também conhecida como hortelã-pimenta (Mentha piperita), e o poejo (Mentha pulegium) são as variedades mais comuns de menta.

Propriedades Medicinais da Hortelã

Além do uso ornamental e alimentar, as primeiras propriedades medicinais da hortelã a serem observadas foram as relacionadas aos desconfortos estomacais e pulmonares, facilitando a digestão e a expectoração. Em relação aos seus aspectos nutricionais, a hortelã é rica em ferro e cálcio, fósforo e potássio, além das vitaminas A e C.

A hortelã também atua tônico, estimulante e como um eficiente vermífugo, desde que ingerida em doses generosas, e de preferência in natura.

Os gargarejos são conhecidos para aliviar dores de garganta e também para prevenir e combater o mau-hálito. Nesse último aspecto, a fama da hortelã é tão grande que ela é um dos aromas mais utilizados em pastas de dente, enxaguantes bucais e chicletes.

Suas propriedades cosméticas incluem o rejuvenescimento e clareamento da pele, devido a sua característica adstringente. Por ser estimulante também combate celulites e varizes.

Na Aromaterapia, a hortelã é utilizada para despertar o foco e a atenção e promover maior agilidade de pensamento. Seu aroma também alivia dores de cabeça e quando aplicado sobre a pele (sempre diluído em um óleo carreador) alivia dores musculares.

No nível sutil, ajudar a dar coragem e paciência para enfrentar os desafios do dia a dia com clareza e precisão.

Óleo Essencial de Hortelã

Muitas das propriedades descritas acima podem ser acionadas através de cosméticos e dispositivos que contenham o óleo essencial de hortelã. O óleo essencial pode ser incorporado em cremes e pós dentais, perfumes, sabonetes, cremes ou utilizado em massagens diluído em um óleo carreador.

A Artefeita distribui em sua loja o óleo essencial com florais da Mística, em embalagem de 10ml.

O Aroma da Hortelã

Outra maneira de utilizar o aroma da hortelã para garantir a sensação de limpeza, claridade mental e boa disposição é através do aromatizador de ambientes. Suas propriedades aromaterapêuticas o tornam uma essência ideal para ser utilizada no escritório, hall de entrada, banheiros, sala de estar e na cozinha. Evite utilizar essa essência no quarto, já que seu poder estimulante pode te atrapalhar a ter um sono tranquilo.

A Artefeita recomenda utilizar a essência Gold Mand Fresh FF nos seus aromatizadores, que vem em uma embalagem econômica de 100ml. Sua alta fixação e durabilidade o fazem uma essência de excelente custo-benefício, conferindo ao ambiente um ar elegante e acolhedor ao mesmo tempo.

Compre e receba no mesmo dia

Conheça a nossa loja!

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *