Skip to content

Benefícios da argila verde e como usar! + Receita bônus

benefícios da argila verde
Os benefícios da argila verde podem ser utilizados para incrementar tratamentos cosméticos, atribuindo suas propriedades a cremes hidratantes.

Em muitas cosmogonias à terra é a matéria-prima do ser humano. A composição da argila é muito semelhante à do corpo humano, e a própria palavra ‘humano’, vem de húmus – terra. Então nada mais natural do que a argila ser uma aliada da nossa saúde e da nossa aparência, já que apresenta inúmeros benefícios.

A argila é um composto multi-mineral. Os principais minerais presentes na argila são: silício, alumínio, magnésio, ferro, sódio e potássio, além da matéria orgânica.  De uma forma geral, a argila é utilizada para equilibrar o pH do organismo, eliminar toxinas, aliviar o stress e favorecer a cicatrização.

A diferença da composição mineral é o que vai dar sua coloração característica, definindo os diferentes tipos de argila. As argilas mais comercializadas por suas propriedades terapêuticas são a Argila Branca, Argila Preta, Argila Vermelha, Argila Rosa e Argila Verde.

como fazer difusor de ambientes - Economize até 20%

O que é argila verde e como funciona?

A argila verde é o tipo de argila com mais benefícios.  Por conter o maior número de nutrientes, é muito utilizada em função de suas propriedades cosméticas. A coloração esverdeada é resultado de uma concentração acentuada de óxido de cromo e óxido de ferro associados ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio e cobalto.

A argila verde favorece a reprodução celular integral, suavizando, clareando e trazendo firmeza à pele. Ela promove uma esfoliação suave da pele e do couro cabeludo, favorece a desintoxicação metabólica, elimina a oleosidade da pele e do cabelo, e estimula a microcirculação, reduzindo a incidência de varizes e favorecendo o crescimento dos fios de cabelo.

Por ser absorvente, é capaz de sugar e eliminar toxinas como ácido úrico, pus, catarro, bactérias e até radioatividade, além de apresentar efeito calmante.

Ela tem pH neutro e propriedades cicatrizantes, emolientes, bactericida, analgésica e antisséptica. O principal benefício cosmético é reduzir a oleosidade e combater a acne.

 Para que serve e quais os benefícios da argila verde

A argila verde é indicada para tratar a pele oleosa, remover impurezas da pele ou cabelo, além de ter efeito secativo e adstringente. A presença da argila em um produto cosmético aumenta seu poder de limpeza, proporciona uma leve esfoliação, clareia manchas superficiais, acalma inflamações e ativa a circulação superficial, melhorando a vitalidade.

Ela também nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.

Benefícios da argila verde para o rosto

A argila verde pode ser utilizada no rosto para remover as células mortas, reduzir manchas, equilibrar a oleosidade e combater a acne. Por ativar a circulação, ela também revitaliza a pele.

Misture a argila com água até adquirir uma consistência pastosa e aplique sobre o rosto, evitando a região dos olhos e dos lábios. Procure deixar o rosto imóvel tanto quanto possível, e remova a argila com água morna assim que secar.

Você vai perceber como a pele fica mais suave, corada e luminosa desde a primeira aplicação e como há uma redução considerável de cravos e espinhas após o uso regular.

Benefícios da argila verde para a pele

A Argila verde atua sobre a pele combatendo edemas e inflamações, e ativando a circulação. Estas propriedades asseguram uma pele com melhor circulação, logo, mais firmeza e luminosidade, e com menor incidência de estrias, celulite e varizes.

Atletas também podem utilizar a argila verde como relaxante muscular, aliviando dores e acelerando o processo de queima de gordura e redução de medidas.

Benefícios da argila verde para espinhas e oleosidade

O combate a acne é o benefício número 1 da argila verde. Além de regular a oleosidade e o pH da pele, a argila suga as impurezas. Assim, a inflamação presente nas espinhas, assim como as impurezas que entopem os poros são sugadas pela máscara de argila verde, e depois eliminadas.

Fazer uma máscara de argila verde uma vez por semana reduz consideravelmente o número de cravos e espinhas, e deixa a pele menos oleosa, sem ressecar.

Como usar a argila corretamente?

É importante fazer uma mistura com água na medida certa, para que não escorra nem seque rápido demais. Outro cuidado importante é remover a máscara de argila assim que ela secar. Caso contrário, em função da osmose, a tendência é que a água (junto com as toxinas que foram removidas) volte para a pele, prejudicando os resultados.

Quantas vezes na semana passar argila verde no rosto?

Fazer o tratamento com argila verde uma vez por semana é suficiente para realizar uma leve esfoliação e estimular a microcirculação local. No caso de tratamentos mais intensivos, como casos agudos de acne, pode-se aplicar a máscara todas as noites, até alcançar o resultado desejado, e depois fazer a manutenção de uma a duas vezes por semana.

Benefícios da argila verde em tratamentos e cuidados

Os benefícios da argila verde podem ser utilizados para incrementar outros tratamentos cosméticos, atribuindo suas propriedades a cremes hidratantes, tratamentos capilares e de desintoxicação e máscaras faciais que revitalizam, purificam e tonificam a pele, o cabelo e a saúde em geral.

Receita Bônus de sabonete com argila verde

Conforme o prometido, para você que chegou até o final deste conteúdo, trazemos uma receita maravilhosa de sabonete enriquecido com argila verde e extrato de Centella Asiática e Castanha da Índia. Quando combinados, esses ativos apresentam efeito anti, celulite e flacidez, além de todos os benefícios que já estudamos a respeito da Argila Verde.

Sabonete de Argila Verde com Centella Asiática

MATERIAL:

MODO DE PREPARO:

Derreta a glicerina e deixe esfriar em um recipiente plástico por 5 minutos. Separe uma pequena porção de glicerina para dissolver a argila verde, e depois incorpore esta mescla ao restante da glicerina derretida. Após obter uma mistura homogênea, adicione os extratos indicados e a essência de sua preferência. Despeje a mistura em formas e deixe secar em um local ventilado por pelo menos uma hora.

o que é óleo vegetal -Economize até 20%

Esse é um sabonete muito suave, que pode ser utilizado diariamente no rosto e no corpo.

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *