Skip to content

Dicas de como deixar a casa cheirosa

aromatizador e como deixar a casa cheirosa
A partir das nossas dicas sobre como deixar a sua casa cheirosa você entenderá como escolher as suas essências.

Tem coisa melhor do que chegar em casa e ver tudo arrumado e ainda cheiroso?

Hoje vamos falar sobre como deixar a casa cheirosa e saudável através dos cheiros, sentir determinados aromas despertam sensações e também podem curar. Esta descoberta de milhares de anos atrás é utilizada até hoje, seja para auxiliar em tratamentos com uso de homeopáticos ou ainda para harmonizar os ambientes.

Manter a casa limpa e organizada também é fundamental como parte deste processo. Permita que sua casa tenha uma boa circulação de ar e introduza a aromaterapia na rotina do seu lar.

Algumas opções que podem ser usadas nos ambientes: aromatizadores variados, águas perfumadas, difusores elétricos, essências cítricas e óleos essenciais. Mas fique tranquilo, vamos te explicar sobre cada um deles e como usufruir dos seus benefícios.

A partir das nossas dicas sobre como deixar a sua casa cheirosa você entenderá como escolher as suas essências.

Essencias inspiradoras em grifes famosas

Aromatizador de ambientes

É possível escolher um aromatizador para toda casa ou ainda um cheiro para cada cômodo, uma forma de personalizar as sensações em cada momento do seu dia.

O cuidado integral começa a partir de um conjunto de ações, por isso, escolher a fragrância certa é o primeiro passo. Os aromatizadores podem ser de diferentes tipos: como os sachês preparados com essências, o difusor de varetas ou o difusor elétrico.

Independente da sua escolha, é imprescindível entender que cada essência possui propriedades específicas para auxiliar. Cada ambiente costuma ter uma energia diferente, vamos entender melhor?

Começaremos com a cozinha, um dos lugares mais alegres de uma casa. Neste ambiente devemos ter cuidado ao misturar cheiros com os aromas das comidas e, neste caso, deve-se optar pelas fragrâncias de temperos, como o manjericão, o alecrim ou a pimenta.  

Para o banheiro podemos sugerir o capim limão, a melaleuca, e menta ou o pinho. Na sala podemos abusar do cítricos, como a tangerina e o limão, para alegria e harmonia. 

No escritório utilize aromas que auxiliem a memória e concentração. A hortelã, por exemplo, pode ser um ótimo aliado para desenvolver a criatividade.  

O nosso quarto é um dos mais importantes cômodos. Ele merece uma atenção especial, afinal, é hora de revigorar corpo e alma. 

Neste caso, deve-se apostar nos aromas de lavanda, camomila ou aloe vera, eles trazem a sensação de bem-estar e relaxamento, além de auxiliar para uma noite tranquila de sono.

Aliás, se uma casa cheirosa já é boa, imagina usufruir destes benefícios em seus lençóis, roupas e outros tecidos? Alternar o uso do aromatizador de ambientes com o uso da sua água perfumada é uma receita infalível.

Água perfumada ou água de lençóis

Esta maravilha cheirosa possui duas funções; deixa os tecidos especialmente perfumados e ainda facilita na hora de passar, pois, ajuda a desamassar as peças.

Pode ser utilizada em lençóis, roupas, cortinas e estofados. É recomendável que seja pulverizado nos tecidos a uma distância de 30cm e não há regras para quantas vezes utilizar.

Não mancha as roupas e ainda garante um ar de frescor e bem-estar. É possível encontrar pronta ou ainda comprar os itens e preparar você mesma a sua água perfumada. 

Difusores elétricos

Uma das maneiras mais fáceis de introduzir a aromaterapia em qualquer ambiente. Feito de cerâmica, o difusor tem capacidade de 10ml para vaporização das essências. 

Uma de suas vantagens é poder trocar a fragrância a cada dia com muita praticidade, além de ser bivolt, o que facilita o seu uso para onde quer que você vá.

Este tipo de difusor faz a água vibrar através de frequências eletrônicas. Óleo e água formam uma névoa fina e muito suave, e enquanto evapora no ar também vai umidificando o espaço, o que é muito benéfico, pois o ar se torna mais saudável.

Essências cítricas

Alegria e vitalidade são apenas alguns dos potenciais destas essências, elas são extraídas das frutas cítricas e sua utilização na aromaterapia é ampla. Conheça algumas opções: capim-limão, laranja e limão-siciliano 

Elas também são revigorantes em simultâneo, que acalmam. Ajudam a aliviar tensões e purificam o ar. Também possuem a capacidade de potencializar os produtos de limpeza com apenas algumas gotas, servem ainda para desinfetar as superfícies.

E não há mau humor que resista à energia das essências cítricas, experimente e comprove. Aqui em nosso site você encontra todas as opções citadas acima.

Óleos essenciais

Assim como já citamos anteriormente, a prática da utilização dos óleos essenciais vem de longa data, desde 1928 quando surgiu na França.  Eles podem ser utilizados para uma enorme variedade de funções.

Nosso corpo sente a interação direta dos aromas através do nosso cérebro, e seu poder terapêutico se deve por atuarem em nosso sistema nervoso ao nível subconsciente.

Recomenda-se sempre fazer a diluição do óleo, dependendo da maneira como se quer utilizar. Tenha cuidado ao adquirir essências puras, elas são bem concentradas e apenas algumas gotinhas já são o suficiente.

Como deixar a casa cheirosa com essências?

Com todas as dicas acima você com certeza conseguirá escolher as fragrâncias que melhor se adaptam ao seu gosto pessoal enquanto elas perfumam o seu lar.

Uma maneira muito utilizada é o borrifador: acrescente 15 gotas de óleo essencial de sua preferência com 500ml de água e pronto. Borrife pela casa sempre que desejar.

Outra dica muito valiosa são os sachês, especialmente neste final de ano, pois além de perfumar sua casa pode servir para presentear de uma forma sofisticada e simples. Quem não ama receber um presente perfumado?

Preparar o seu sachê é muito fácil: 50ml de essência, 50ml de base para difusor, 500g de sagu para uso artesanal e tecidos de 20 x 20. Ideal para uso em armários e gavetas.

Misture todos os ingredientes dentro de um saco transparente e deixe descansar por 24 horas. Depois é só encher os tecidos com duas colheres de sagu, já preparados na essência, e fechar o seu sachê com algum laço.

Gostou das nossas dicas? Hoje você aprendeu tudo sobre como deixar a sua casa cheirosa através da aromaterapia.

Por fim, agora é você quem escolhe.  Seja com difusores, borrifadores ou sachês, conte com a gente para encontrar tudo o que precisa para introduzir a aromaterapia hoje mesmo em sua casa.

Clique aqui e conheça o mundo de opções que temos para você!

Compre e receba no mesmo dia

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *