Skip to content

Dicas de como deixar o banheiro perfumado

Dicas de como deixar o banheiro perfumado
Devido à umidade, as bactérias se proliferam muito facilmente, por isso vamos te ensinar como deixar o banheiro perfumado e limpo de verdade.

Você sabia que o banheiro é um dos lugares que mais acumulam bactérias? Pois é! Mas calma, hoje vamos te ensinar como deixar o banheiro perfumado e limpo de verdade. Devido à própria umidade do local as bactérias podem se proliferar muito facilmente, e fazer a higienização correta manterá o seu banheiro em dia com a limpeza e ainda cheiroso.  

Vamos listar alguns pontos importantes que não podem ficar de fora para uma correta higiene do local:  A pia, o vaso, o box, os ralos e o chão, estes devem ser limpos sempre, pelo menos duas vezes por semana. Existem hoje no mercado uma quantidade de produtos específicos para utilizar em cada local.  

Vidros e janelas, assim como os cantinhos do teto também precisam ser limpos, porém, não há necessidade da mesma frequência, uma vez por semana já é o suficiente. Também estão disponíveis diversos truques caseiros e super eficientes para se utilizar na hora da limpeza, como os quase milagrosos vinagre e bicarbonato de sódio.

O vinagre pode ser utilizado puro ou misturado com bicarbonato. A mistura serve para limpar desde o vaso sanitário, como azulejos, pia e chão. Essa mistura poderosa, além de econômica, é ótima para eliminar os germes e evitar o mau cheiro.

Para o vaso, a indicação é jogar um pouco de vinagre puro, em torno de 250 ml, deixar agir por aproximadamente 15 minutos, depois é só escovar normalmente e dar descarga. Para limpar a pia você deve acrescentar ao vinagre: o suco de um limão com uma colher de bicarbonato de sódio e meia xícara de água. Use em toda superfície.

Agora que já te ensinamos como fazer uma boa higienização, vamos falar sobre cheiros? Continue aqui e siga estas dicas, seu banheiro irá ficar com um aroma indescritível.

Economize até 20% - como deixar o banheiro perfumado

Como deixar o banheiro perfumado: Mantenha o cheirinho após a limpeza

  • Difusores: Normalmente os difusores para banheiros costumam ser de tamanhos menores e os mais utilizados são os de varetas. Mas também existem os dispositivos que liberam odores no ar e são misturas feitas essências.

A escolha do aroma é muito pessoal, e são tantas opções que chega a ser difícil escolher apenas uma.

  • Sabonetes cheirosos: Tem coisa melhor do que tomar um belo banho com o seu sabonete preferido? Os sabonetes líquidos costumam deixar o ambiente perfumado por mais tempo. 

Além do sabonete para as mãos e banho, existem os sachês de sabonetes, que servem para enfeitar enquanto exalam aquele cheirinho delicioso.

  • Água perfumada Home Spray: Outro produto para quem ama uma casa perfumada. Além do banheiro ele pode ser utilizado em qualquer cômodo da casa. 

Ao borrifar você sente o ar sendo renovado enquanto perfuma. Ainda pode ser utilizado há 40 cm dos tecidos, como na toalha de rosto ou cortina do banheiro.

  • Velas aromáticas: Para os adeptos da aromaterapia assim como nós, utilizar velas aromáticas no seu banheiro irá proporcionar momentos deliciosos e relaxantes. Elas são um charme à parte, decoram e ainda servem para criar a sensação de um ambiente confortável. O ideal é que seja acessa um pouco antes do banho.

Truques simples de como deixar o banheiro perfumado

  • Pastilhas perfumadas no ralo e vaso sanitário: Estes dois lugares pedem atenção especial. Fazer a higiene correta do vaso sanitário é o primeiro item da lista sempre.

É possível usar pastilhas sanitárias para manter o cheiro bom, apenas tenha cuidado para que a mesma não caia com facilidade dentro do vaso para evitar entupimentos.

No ralo você pode colocar por baixo. Com a pastilha já encaixada no lugar correto, abra o ralo e prenda o maior lado do ganchinho nos orifícios, depois é só tampar novamente.

  • Essências nas lixeiras e dentro dos rolinhos de papel higiênico: Duas dicas super simples e que são muito eficazes. O lixo descartado costuma causar mau odor, e para te ajudar a eliminar este problema basta pingar algumas gotas de sua essências preferida no fundo da lixeira.

Três gotas costumam ser o suficiente, assim como no rolo de papel higiênico, aplique no lado de dentro, no papelão dele e pronto, cheirinho agradável constantemente.

Cuidados para prolongar o cheirinho de limpo dos banheiros

Apesar de todas as dicas e orientações citadas no texto, de nada adianta colocar apetrechos cheirosos se não nos atentarmos com os cuidados entre uma limpeza e outra. 

São estes detalhes que ajudarão a prolongar a higiene e o aroma agradável no seu banheiro, fique atento.

  • Tirar o lixo com frequência: O lixo pode ser retirado diariamente ou a cada dois dias no máximo, isso porque, além do mau cheiro, é o local preferido dos micróbios. É impossível manter o banheiro cheiroso com lixo acumulado. 
  • Tapetinhos e toalhas úmidas: Fungos e bactérias são facilmente proliferados em ambientes úmidos. É de suma importância colocar as toalhas de banho para secar e de preferência não as manter no banheiro.

Do mesmo modo, a toalha de rosto utilizada constantemente precisa ser trocada com mais frequência a fim de evitar o mal cheiro e a proliferação dos bichinhos. Para os tapetes a recomendação é fazer a limpeza de acordo com o material do produto.

Alguns tapetes de fibras por exemplo não podem ser molhados, deve ser limpo com aspirador e apenas panos úmidos. Já os de borracha podem ser lavados em água, porém, precisam secar bem e na sombra, a fim de não estragar nem acumular bactérias indesejadas.

  • Ventilação: A circulação de ar é extremamente importante para qualquer ambiente. Especialmente no banheiro, um lugar de muita umidade, a passagem do ar ajuda para que não haja mofo. Tanto a entrada de ar quanto a luz solar colaboram para um local mais saudável.

Para construções mais antigas onde os banheiros não possuem janelas a opção emergencial e necessária são os exaustores, eles compensam a falta de entrada do ar.  Além do importante detalhe de que os fungos não conseguem se desenvolver em lugares mais arejados.

  • Vapor: Como já citamos anteriormente, o banheiro costuma ser o local mais úmido de uma casa. Além de manter a correta circulação de ar, também podem ser utilizadas tintas impermeabilizantes, evitando que o vapor cause umidade excessiva no local.   

Com todas estas informações não têm dúvidas de que o seu banheiro será cada dia mais limpo e cheiroso. Escolha os óleos essenciais e as fragrâncias que mais combinam com você e com a energia da sua casa.

Inspire-se com nossas dicas de como deixar o banheiro perfumado, confira como deixar a casa mais cheirosa e sinta a diferença no seu dia a dia. E agora, como prometido, seguem duas receitas bônus para você fazer hoje mesmo.  

Economize até 20% - como deixar o banheiro perfumado

Receitinhas bônus para perfumar seu banheiro 

Difusor de ambientes

  •  5 Litros de Álcool de Cereais
  • 2 Litros de Água
  • 200ml de Propileno Glicol

Observação: Não é necessário utilizar água deionizada, pois o álcool de cereais já irá garantir a conservação do produto. Também não é necessário utilizar outros conservantes como nipagim ou bactericida. Também não utilize água mineral, pois ela contém sais minerais e metais pesados que podem oxidar o produto.

As varetas de madeira devem ser viradas constantemente para que a fragrância se espalhe pelos ambientes. Já as varetas de fibra ficam constantemente encharcadas com o produto por isso tem uma melhor performance, escolha a que melhor te agrada.

Desinfetante Leitoso

  • 100ml de Essência Silver
  • 100ml de Brancol
  • 50ml de bactericida
  • 8L de Água (até 8 litros, mas pode-se deixar mais concentrado)

MODO DE PREPARO: Misture todos os ingredientes na ordem acima e envase.

E aí, já se arriscou nas receitas? Ambientes limpos e perfumados nos trazem a sensação de leveza e bem-estar, pratique! Cuide de sua casa e conte com a gente para encontrar os melhores produtos. Até as próximas dicas, nos vemos em breve!

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *