Skip to content

Como espantar moscas e mosquitos? Receita caseira!

como espantar moscas e mosquitos
Com a temperatura quente é normal a aparição de muitos visitantes indesejados, quer aprender como espantar moscas e mosquitos de casa?

Com as temperaturas crescentes é normal a aparição de muitos visitantes indesejados, o que aumenta o questionamento: como espantar moscas e mosquitos de casa? Poucas coisas são tão irritantes quanto uma mosca ou um mosquito rondando nossa casa e nosso ouvido, além de irritante, as moscas podem ser prejudiciais à nossa saúde, podendo nos causar diarreia, febre e até mesmo conjuntivite. Isso porque elas são atraídas pelo cheiro de alimentos e matéria em decomposição, quem nunca presenciou uma mosca rondando a carne de um churrasco? Isso pode ser muito perigoso, pois depois que elas pousam na nossa comida, podem deixar seus ovos ou até mesmo restos de outras substâncias em decomposição.

como espantar moscas - Economize até 20%

O que significa o aparecimento de moscas?

São diversas as razões que causam a aparição de moscas caseiras, elas são algo relativamente comum, podendo variar dependendo do clima, de comidas expostas, frutas ou legumes. Além disso, é claro que lixo é matéria em decomposição também podem atrair esses inimigos do nosso bem-estar. Diante disso você deve estar se perguntando, então como espantar moscas da minha casa? A melhor forma de diminuir essas aparições é estando atento ao armazenamento das comidas e também a higiene da casa, sempre retirando os lixos e preservando a limpeza e bem-estar do seu lar.


Qual cheiro espanta moscas?


Se você ainda está com dúvida de como espantar moscas, esse é o momento que suas dúvidas serão sanadas. Existem diversos aromas que tem o poder de repelir mosquitos e moscas, iremos falar especificamente sobre três aromas:

1- Citronela
Esse aroma é o queridinho quando o assunto é ação repelente, com certeza um dos mais conhecidos e utilizados entre os que usam medicina natural como forma de se proteger dos insetos. A citronela tem um cheirinho agradável e é super eficaz em manter os mosquitos afastados.

2- Alecrim 

Essa essência tem um cheiro mais forte, porém geralmente agrada a muitos. Popularmente conhecida por ser uma essência que ajuda a manter o foco e equilíbrio, ela também tem ação repelente contra mosquitos e borboleta do couve.

3-  Sálvia 

A sálvia é amplamente conhecida por seu efeito relaxante, tendo um grande poder anti-estresse. Mas o que muitos não sabem é que essa plantinha também atua como repelente para diversos insetos.

Como espantar moscas e mosquitos?

Já falamos antes, mas vale repetir, como espantar moscas e mosquitos é uma questão que irá depender de diversos fatores como o clima, a limpeza e o armazenamento de comida. Então atenção às frutas, legumes e restos de comida, optem sempre por lugares cobertos, tampados e bem lacrados. 

Também esteja sempre atento ao lixo e limpeza da casa, e aqui vai uma dica de ouro para os mosquitos ficarem bem longe do seu lar: da mesma forma que eles são atraídos através do cheiro, podem ser repelidos. Então aposte em sprays, óleos essenciais e difusores que tenham efeito repelente para prolongar essa ação e repelir as visitas indesejadas bem longe dos seus ouvidos.

Receita de como espantar moscas e mosquitos

Agora vamos ao que interessa, receita caseira fácil e rápida de ser feita de como espantar moscas e mosquitos. Com essa receita você irá ter uma reserva de Home Spray com ação repelente,  você só irá precisar de:


5 litros de álcool de cereais;,

– 4 litros de água

200ml de propileno glicol

–  200 ml de óleo essencial ou 50 a 60 gotas de  essência de citronela 

Essa receita irá durar um bom tempo com você,  depois de tudo reunido, é só misturar os itens em uma garrafa pet para armazenar, e ir utilizando pela casa. Você pode usar na limpeza da casa, como finalização nos espaços onde mais concentra insetos. Também é possível armazenar em um potinho menor e ir borrifando pela casa quando houver necessidade.

Home Spray como a Base para difusor

Caso você prefira economizar e utilizar apenas na base do seu difusor a mistura repelente, aqui vai a receita para te ajudar:

Misture tudo em um recipiente de sua preferência, que tenha um borrifador e está pronto o seu Home Spray. Simples, fácil e rápido.

Como usar o Home Spray para espantar moscas e mosquitos?

Home Sprays em mãos, esse é o momento que falamos de como espantar moscas e mosquitos de maneira efetiva e infalível. Após misturar tudo, você já pode iniciar seu uso, ele funciona como um spray, como aquele veneno que você compra no mercado (e toda vez que você usa quase mata os mosquitos e você), só que com um cheirinho super agradável.

Caso você more em um lugar que tenha muitos mosquitos e pernilongos você pode dar uma borrifada a cada hora, essa receita também pode ser utilizada em ambientes de trabalho. Além de espantar os insetos, ira manter um cheiro agradável e o ambiente mais acolhedor.

Agora se o aparecimento de moscas e mosquitos é algo incomum na sua casa, ou que só acontece ao anoitecer, por exemplo, você pode utilizar o home spray apenas quando sentir a necessidade.  Em alguns lugares é comum a aparição de mosquitos ao anoitecer, então se isso é o que acontece com você, vale você começar a utilizar ao final da tarde, umas cinco ou seis horas da tarde, até a hora em que for se deitar. Dessa maneira você irá prolongar o efeito repelente dessa mistura natural.

como espantar moscas -Economize até 20%

Armazenamento do Home Spray e período de uso.


Como qualquer mistura com essências naturais é ideal um cuidado extra com armazenamento e período de uso, é ideal que cada mistura não passe de duas semanas de uso, e seu armazenamento seja sempre feito em lugares frescos e secos. Você pode sempre refazer a receita com os materiais armazenados, os períodos de duração da mistura podem variar de acordo com a necessidade de uso de cada um, e você também pode adaptar a receita para atender melhor às suas necessidades.

Leia também Dicas de como deixar a casa mais cheirosa

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *