Skip to content

Como fazer álcool gel caseiro perfumado!

Como fazer álcool gel caseiro perfumado!
É importante saber como fazer álcool gel, para que seja seguro e funcione. Fazer álcool gel pode ser bem simples e também mais econômico

Manter uma higiene e cuidados com a saúde sempre foram atitudes básicas na rotina de cada pessoa, mas o assunto tomou uma proporção ainda maior após o aparecimento do Coronavírus e avanço da pandemia nos últimos anos. Levando isso em consideração, no post de hoje vamos te ensinar como fazer álcool gel, um produto que já há um tempo está bastante presente em nosso dia-a-dia. Acompanhe!

Essencias inspiradoras em grifes famosas

Como fazer álcool gel? O que você precisa saber

Antes de tentar qualquer receita caseira, é importante saber o caminho correto de como fazer álcool gel, para que este produto seja seguro e funcione no combate à alguns vírus e bactérias. Então vamos lá!

Qual a matéria prima do álcool em gel?

Produzir um álcool gel pode ser bem simples e até mesmo um jeito mais econômico. Basta você misturar água, álcool, carbopol e um neutralizante, que vai ajudar no equilíbrio do pH.  Para que nada saia errado e você tenha um produto de qualidade, é importante se atentar às quantidades de cada ingrediente e também à procedência dos mesmos.

Como fazer álcool gel perfumado?

  • Pode colocar essência no álcool gel?

Inúmeras são as essências que podem ser adicionadas à receita caseira deste produto. Entre essas essências podemos citar: lavanda; fresh (menta); bamboo; erva-doce; frutas cítricas; cereja; framboesa; lírio; rosas, entre outras que deixam o álcool mais perfumado e com uma excelente utilidade.

  • Pode colocar óleo essencial no álcool 70?

Completar a higienização com álcool gel 70 ajuda a proteger nosso organismo de possíveis infecções. Agora, quando podemos contar com uma fórmula que além de nos defender de vírus e bactérias, ainda seja perfumada, é melhor ainda, não é mesmo? 

Por isso, se você quiser, pode adicionar óleos essenciais de sua preferência na fabricação do álcool gel, pois, além de dar um aroma mais fresco ao produto, o óleo ainda vai aumentar o efeito de limpeza deste. Entre alguns dos óleos essenciais mais indicados para se misturar na fabricação de álcool gel perfumado, estão os de: alecrim; citronela; lavanda; hortelã; tangerina; menta e jasmim.

Todos esses óleos e essências você encontra na linha Silver da ArteFeita!

Como usar álcool perfumado?

Além de ser utilizado para higienizar as mãos, o álcool perfumado pode ser inserido na rotina de limpeza do dia-a-dia, como em pisos, paredes e objetos domésticos. Com uma secagem rápida, além de garantir uma limpeza profunda, o álcool deixa o ambiente ainda mais perfumado. Mas vale ressaltar que o uso deve ser feito apenas após uma higienização prévia desses locais, pois a presença de sujeira pode reduzir a eficácia do produto.

Para que o cheiro do álcool não fique enjoativo, o ideal é que você coloque gota por gota da essência de sua preferência quando estiver fabricando o produto. O uso de um neutralizante também vai ajudar a equilibrar a concentração dos ingredientes.

Como fazer álcool 70 hidratante?

  • Qual a diferença de álcool em gel para álcool em gel hidratante?

Por ser capaz de extinguir algumas propriedades presentes na epiderme do corpo, como os lipídios, o álcool em gel acaba ressecando as mãos quando utilizado, deixando uma sensação áspera e até mesmo irritação na pele devido ao uso constante do produto. Por isso, recomendamos que quando você for produzir um álcool gel para uso pessoal ou mesmo para deixar no seu ambiente de convívio, opte por fabricar aquele que tenha compostos hidratantes, pois, além de ser de ótima qualidade, ainda vai proporcionar uma sensação mais agradável em contato com as mãos, inibindo o aparecimento de feridas ou dermatites.

  • Pode misturar creme no álcool em gel?

Sempre surgem algumas dúvidas se os ingredientes utilizados são os certos e se existe a possibilidade de adicionar mais alguma coisa para dar mais eficácia ao produto.

Anteriormente falamos da versão hidratante, que não é a mesma coisa que misturar cremes com esse produto. Quando adicionamos cremes, acaba causando uma sensação mais “grudenta” ao ser despejado por isso, o ideal é levar as mãos com água e sabão, secar e usar separadamente o álcool gel e cremes hidratantes.

5 Dicas para um bom uso do álcool em gel

Agora que você já sabe como fazer álcool gel, que tal conhecer algumas das utilidades dessa substância? A seguir separamos algumas dicas. Confira!

1.    Para limpar eletrônicos

2.    Higiene de pisos

3.    Para a limpeza de móveis

4.    Para assepsia das mãos

5.    Vidros de janelas

ATENÇÃO: No caso do uso em superfícies e eletrônicos, este deve ser despejado em pouca quantidade em uma flanela macia, que vai fazer a higienização, evitando assim possíveis danos aos objetos. Já em relação às mãos, estas devem sempre manter-se hidratadas para evitar ressecamento.

Economize até 20%

Receita Artefeita de álcool gel perfumado

MATERIAL:

650ml de Álcool

8g de Carbopol

350ml de Água

10ml de Neutralizante

5 a 10ml Essência (Silver)

MODO DE PREPARO:

Coloque o álcool e a água em um recipiente e adicione o carbopol, bata bem os dois ingredientes em alta rotatividade (mixer) por aproximadamente cinco minutos. Deixe descansar 24 horas. Após este período acrescente a essência e o neutralizante, sempre mexendo bem (pode ser com o mixer). Guarde em um recipiente bem fechado.

Na ArteFeita você encontra diversos produtos que podem ser utilizados nas receitas, como o Carbopol e Essências Hidrossolúveis. Inclusive, temos mais conteúdos incríveis com outras dicas e receitinhas como Dicas de como deixar a casa cheirosa.

Continue acessando nosso blog. Nos vemos no próximo post!

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *