Skip to content

Como fazer amaciante caseiro: Simples e Fácil

Como fazer amaciante caseiro - lavanderia, máquina de lavar
Por que aprender como fazer amaciante caseiro? Quem não gosta de roupa macia, suave e perfumada? Produtos industriais contêm muitos químicos

Na busca por uma vida mais autônoma e sustentável, muitas pessoas vêm sentindo a necessidade de produzir aquilo que consome. Tem quem plante, quem faça pão, quem costure a suas próprias roupas e também aqueles que querem produzir seus próprios cosméticos e produtos de limpeza. Para estes últimos, a Arte Feita disponibiliza uma série de produtos e kits de alta qualidade para te incentivar nessa proposta, seja para uso próprio ou como fonte de renda extra. Hoje vamos falar sobre como fazer amaciante caseiro.

Quem não gosta de roupa macia, suave e perfumada? No entanto, os produtos industriais contêm muitos produtos químicos que podem ser muito fortes e causar alergias em pessoas mais sensíveis. Fazer seu amaciante caseiro permite dosar os componentes de acordo com a sua necessidade, além de te dar o poder de escolher a essência ou combinação de essências que mais te agrada, e inclusive adotar aromas segundo os critérios da Aromaterapia.

Economize até 20%
como fazer amaciante caseiro – ingredientes para limpeza caseira

Amaciante Caseiro: Ingredientes e Composição

Como é feito o Amaciante?

O amaciante de roupas foi desenvolvido nos anos 50, buscando resolver a sensação de aspereza que alguns tecidos apresentavam após a lavagem, principalmente os tecidos de algodão. O que o amaciante faz é neutralizar a carga negativa deixada por resíduos de sabão, além de lubrificar e afastar as fibras do tecido, diminuindo a eletricidade estática das fibras. 

O que confere suavidade ao tecido, é a associação de tensoativos catiônicos e agentes de consistência, os elementos que constituem a base amaciante, um produto concentrado que permite fazer um amaciante de roupas caseiro, incorporando depois a essência.

Como fazer amaciante caseiro com vinagre?

O vinagre branco era o produto utilizado para suavizar as roupas antes de existirem os amaciantes. O ácido acético também consegue remover o excesso de alcalinidade deixada pelo sabão. É uma opção acessível e ecológica, e além de deixar as roupas macias, também ajuda a manter a vivacidade das cores.

O vinagre pode ser utilizado puro, diretamente na lavagem. Você também pode incorporar a essência da sua preferência e deixar suas roupas ainda mais cheirosas. Depois utilize normalmente na máquina de lavar ou tanque.

Como fazer amaciante caseiro com perfume?

Se o seu objetivo está mais focado em deixar suas roupas com um cheiro especial, o ideal é investir em uma base concentrada de amaciante . Ela já vem com todos os elementos que garantem a maciez e proteção do tecido, nas proporções exatas. Isso permite que você produza uma grande quantidade de amaciante caseiro sem perder tempo, adicionando somente a essência ou óleo essencial que você mais gosta, ou em razão de efeitos aromaterapêuticos específicos que você queira alcançar.

Como fazer amaciante com amaciante concentrado?

Além da base de amaciante, você pode escolher utilizar um amaciante concentrado. Neste caso, a base de amaciante é pastosa. Você terá ainda que adicionar conservante e essência para amaciante, e depois diluir em 25 litros de água. Essa alternativa não é tão natural, e por se tratarem de produtos químicos concentrados, podem causar alergias em peles mais sensíveis.

Receita de Amaciante com a Base de Amaciante

Ingredientes:

250g de Base de amaciante

8 litros de Água Comum

50ml de Essência

Corante a gosto

Modo de preparo:

Diluir a base em 1 litro de água fervente até dissolver totalmente. Aqueça o restante da água até a temperatura de 90 graus (quase fervendo), e misture lentamente com a base. Mexer até esfriar e adicionar o corante e essência. Deixe descansar 24h para o uso. É normal achar que a viscosidade do produto não está boa enquanto a mistura está quente. Em temperatura ambiente, o produto fica bem espesso.

Benefícios de fazer o próprio amaciante:

1. Menos químicos

Os amaciantes caseiros não utilizam conservantes, usam ingredientes de alta qualidade e você pode optar por soluções 100% naturais.

2. Maior economia

O amaciante caseiro rende muito. Contando com a base concentrada e mesmo os ingredientes domésticos comuns, você dificilmente vai querer comprar amaciante outra vez.

3. Identidade

Você pode misturar essências para criar só um perfume só seu,  dando identidade e personalidade às suas roupas e à sua casa. Hotéis e pousadas também podem adotar essa estratégia, identificando a marca através do cheiro das roupas de cama, mesa e banho.

4. Sustentabilidade

Ao fazer seus próprios produtos de limpeza, toda uma cadeia fica menos sobrecarregada. Conseguimos diminuir as necessidades por indústrias, armazenamento, transporte e comercialização.

5. Independência

Se por um lado você não precisa mais comprar amaciante, por outro você pode utilizar esse conhecimento para vender os seus produtos. Cada vez mais pessoas valorizam o produto artesanal, querem soluções locais, ecológicas e sustentáveis.

O que faço para o amaciante caseiro fixar o cheiro na roupa?

Se você acha que o cheiro do amaciante não está se fixando tanto ou não é tão forte como você gostaria, você pode estar fazendo a lavagem de forma inadequada. Misturar tecidos, não colocar o amaciante no momento certo e não passar pode prejudicar a fixação da essência. Também é importante fazer a limpeza da máquina de lavar regularmente.

Você também pode investir em essências com fórmula de alta fixação e adicioná-las ao seu amaciante de preferência. As Essências Silver são especialmente desenvolvidas para roupas e ambientes.

Economize até 20%
Como fazer amaciante caseiro – kits especiais para o ambiente perfumado

Dicas de uso para o seu amaciante caseiro

1. Utilize a embalagem correta. É importante que o amaciante fique em um recipiente de plástico, opaco e com tampa dosadora. Desta forma você garante a qualidade do produto.

2. Utilize Essências próprias para roupas. Algumas essências podem manchar as roupas.

3. Armazene seu amaciante longe de crianças e pets, em armários amplos e ventilados.

4. Dosagem. Colocar a quantidade certa de amaciante é fundamental. Amaciante em excesso pode deixar suas roupas pesadas e até manchar o tecido. Se você for muito econômico, o cheiro pode se dissipar muito rápido

Espero que vocês tenham gostado desse conteúdo. Além das essências e da base para amaciante, a Arte Feita também preparou um kit de produtos de limpeza, que vem acompanhado de uma apostila digital completa, te preparando para desenvolver total autonomia em relação à limpeza da sua casa. 

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *