Skip to content

Como fazer esfoliante caseiro para pele?

como fazer esfoliante caseiro
Veja como fazer um esfoliante caseiro e mantenha seus cuidados de beleza corporal e facial de forma natural e econômica.

Para manter uma pele bonita e saudável, é importante ter cuidados com ela, como hidratar, limpar e esfoliar. E ter o produto certo é fundamental para cumprir essa missão. Por isso, preparamos este artigo especial, explicando tudo sobre esfoliação e como fazer seu próprio esfoliante caseiro. Vamos lá?

como fazer difusor de ambientes - Economize até 20%

O que é esfoliação e do que é feito o esfoliante caseiro?

Quando vamos cuidar da saúde da nossa pele, nós temos diversos cuidados pessoais em nosso roteiro de beleza, mas muitas vezes esquecemos de incluir a esfoliação. A esfoliação nada mais é do que um tratamento realizado através do mix de um creme ou óleo com substâncias granulares, que buscam hidratar, tonificar e preservar nossa pele.   Geralmente, é feita para peles que são:

  • Secas;
  • Oleosas;
  • Mistas;
  • Sensíveis;
  • Com acne.

Ela garante a retirada de células mortas que estão presentes na camada mais superficial da pele, deixando ela mais lisa e suave. A esfoliação pode ser tanto corporal como facial.

Com ingredientes simples e naturais, como manteiga vegetal, sal refinado e extrato glicólico, um esfoliante caseiro deve ser usado semanalmente para realizar uma limpeza profunda.

7 Benefícios do esfoliante caseiro

Como nós explicamos antes, a esfoliação ajuda a limpar a pele morta e seca, mas, além disso, ela aumenta a juventude, a clareza e o brilho da nossa pele. Confira abaixo os principais benefícios que um esfoliante caseiro irá trazer para a sua pele.

  1. Prevenção da acne

Assim como ajuda a liberar os poros, evitando cravos e caspa, o esfoliante caseiro ajuda a prevenir a acne. A esfoliação ajuda a desobstruir os poros, reduzindo, assim, o excesso de espinhas.

  1. Desobstrução dos poros

Uma das principais causas da obstrução da pele é o acúmulo de resíduos em sua superfície, podendo causar diversos problemas, como o surgimento de cravos e espinhas. Por isso, usar um esfoliante caseiro vai ajudar a manter sua pele sempre limpa e saudável.  

  1. Tom de pele uniforme

É de conhecimento geral que, tratar cicatrizes causadas pela acne, manchas escuras, hiperpigmentação e pele com a textura áspera é trabalhoso. É nesse sentido que a esfoliação ajuda a quebrar a pele ressecada, alisando a textura, deixando ela mais uniforme com o passar do tempo. 

  1. Aumento da renovação das células

O uso de um esfoliante caseiro ajuda na rotatividade das células, onde as mortas e secas são retiradas, dando espaço para as mais novas e saudáveis, dando um aspecto mais brilhante. 

  1. Aumenta a drenagem linfática e a circulação

Além dos benefícios estéticos, a esfoliação ajuda a estimular a limpeza interna da pele com a drenagem linfática. Ocorre, também, a estimulação de sangue rico em oxigênio, que nutre a pele da superfície.  

A drenagem linfática é um modo de desintoxicar a pele, a qual remove toxinas e outras substâncias prejudiciais para a saúde. Já o sangue rico em oxigênio eleva a saúde celular, deixando a pele mais protegida.

  1. Colabora com o uso de outros produtos na pele

Com os poros sem nenhum tipo de obstrução após o uso do esfoliante caseiro, a superfície da pele fica liberta de qualquer detrito que tenha se acumulado nela, ajudando na penetração de outros produtos de limpeza.

  1. Provoca a síntese de colágeno

Finalmente, a esfoliação feita de forma regular colabora na estimulação da síntese de colágeno, que ajuda a melhorar a integridade da pele e mantê-la com aspecto liso, firme e jovem.

Dessa maneira, o esfoliante caseiro, de fato, oferece benefícios que evitam o envelhecimento precoce.

Como fazer uma boa esfoliação em casa?

A pele, sendo o maior órgão do corpo humano, merece atenção especial. Diariamente estamos expostos a fatores que acabam prejudicando a saúde e a beleza da pele, como exposição ao sol, vento, poluição urbana e resíduos que ficam flutuando no ar.

Por isso, seguir os passos certos na hora de fazer a esfoliação é fundamental para preservar a pele limpa.

O que fazer antes de esfoliar o corpo?

Para que a esfoliação tenha um resultado apropriado, é necessário que haja uma limpeza anterior ao tratamento.

Por isso, tire quaisquer sobras de hidratantes, maquiagem ou excesso de oleosidade, já que produtos de beleza não funcionam como devem se forem sobrepostos.

Como esfoliar o corpo no banho?

Após a limpeza da pele no banho, comece a aplicar o esfoliante caseiro, fazendo movimentos suaves e circulares, até que o produto fique seco.  Na parte da face é recomendado usar na “Zona T” (nariz, testa e queixo) e também nas bochechas. Já no restante do corpo, faça a esfoliação na barriga, coxas e nádegas, não esquecendo dos ombros e das costas. Após o processo, basta enxaguar normalmente o esfoliante.

O que fazer depois de uma esfoliação?

Quando a esfoliação acabar, é importante recorrer a creme hidratante nas regiões onde foram feitos o procedimento, já que a pele pode apresentar vermelhidão por causa do atrito com o produto.

Assim, faça uma massagem pelo seu corpo e rosto, já que ele irá agir como um recuperador de nutrientes e água que foram perdidos durante o tratamento de esfoliação.

Como fazer um esfoliante caseiro?

Quando vamos pesquisar sobre produtos para esfoliação, sabemos que existem muitas opções ao nosso alcance no mercado. Mas, nós acreditamos que a melhor aposta para manter sua pele saudável é uma alternativa natural.

São inúmeras as receitas para fazer um esfoliante em casa, e a que separamos para você é composta de ingredientes que são umectantes que auxiliam na limpeza da pele.

Vamos explicar o que você precisará e o passo a passo:

 MATERIAL:

MODO DE PREPARO:

  1. Acrescente 2 colheres de manteiga na glicerina transparente derretida e mexa até dissolver, reserve.
  2. Na bacia adicione a base para sabonete líquido, o óleo vegetal, o extrato glicólico, a essência e a água. Mexa para homogeneizar os ingredientes.
  3. Acrescente a glicerina transparente que estava reservada e mexa até homogeneizar.
  4. Acrescente o sal aos poucos sempre mexendo até que esfrie e fique com a textura de uma pasta.
  5. ·Aguarde esfriar totalmente e envase nos potes de sua preferência.
como fazer difusor de ambientes - Essencias inspiradoras em grifes famosas

Agora que você já sabe como fazer um esfoliante caseiro e de todos os seus benefícios, você pode contar com a ArteFeita para te ajudar a cuidar da sua beleza e bem-estar. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *