Skip to content

Como fazer sachê perfumado? Passo a passo simples!

como fazer sachê perfumado
Para saber como fazer sachê perfumado, basta seguir essa receita simples e prática além da receita, você encontra dicas e benefícios

Se você é um(a) amante de essências, perfumes, ou apenas gosta de ter sua casa sempre perfumada, provavelmente já se perguntou como fazer sachê perfumado. Pois, hoje, vamos te ensinar como fazer sachê perfumado totalmente caseiros. E, além disso, iremos mostrar todas as utilidades e benefícios que esse produto traz para o seu dia a dia.

Economize até 20% - como deixar o banheiro perfumado

Como o sachê perfumado melhora a energia da casa

Algumas pessoas acreditam que a hemoterapia consegue trazer energias positivas para o ambiente em que são colocadas as essências. Para criar esse efeito através de sachês perfumados, basta escolher os aromas certos. Por exemplo, a essência de lavanda é ótima para transmitir uma sensação de calma no ambiente, podendo ajudar pessoas ansiosas. Se precisar afastar más energias use sachês com essência de eucalipto. Mas se quiser criar energias acolhedoras, aposte na essência da baunilha. Existem milhares de essências apenas esperando para serem exploradas por você.

Para que serve? 

O principal objetivo de como fazer sachê perfumado é aromatizar lugares pequenos, mesmo se for um local fechado. É muito útil para perfumar gavetas de roupas, caixas, entre outros. Uma das maiores vantagens é que não necessitam de manipulação. Também podem ser usados diariamente sem problemas.

Onde colocar? 

Os sachês perfumados são perfeitos para lugares fechados e pequenos. O mais comum é colocá-los dentro de armários e gavetas com roupas, para que as peças continuem cheirosas mesmo após a lavagem. Outras pessoas, também colocam no carro, ideal para quem trabalha com transporte, como motoristas, por exemplo. Já outras, preferem colocar seus sachês em bolsas e mochilas. Por serem pequenos, são muito práticos e podem ser levados ou colocados em qualquer lugar.

O que fazer com o sachê? 

Além de perfumar sua casa, você pode usar os sachês como uma segunda renda. Assim como várias pessoas fazem bolos para ajudar a pagar as contas, você pode aprender como fazer fazer sachê perfumado para ganhar um dinheiro extra. Também é uma ótima lembrancinha para presentear amigos e parentes, será um brinde bem útil para quem receber.  Ou ainda, você pode fazer seu sachê apenas como passatempo, pode até ser terapêutico. 

Dicas de como fazer sachê perfumado

Existem várias formas de como fazer sachê perfumado. Você pode escolher a que mais lhe agrada e de quebra, criar um produto personalizado.

  • Qual tecido usar para sachê perfumado? 

O tecido mais comum para fazer sachês perfumados é o tule. Todavia, ele não é o único que pode ser utilizado. Na realidade, podem ser usados tecidos estampados, para dar uma característica especial, tecidos de algodão, ou qualquer outro que permita o cheiro sair do embrulho.

  • Base da receita 

Para a base da receita geralmente se usa o sagu, feito de pequenas bolinhas de fécula de mandioca, é comum que esse material tenha um preço bem salgado, entretanto, não existe só essa opção.  Também é possível usar vermiculita, um mineral que é mais barato que o sagu, ou até mesmo de sabonete cortado em pequenos pedaços, mas corre o risco de não ser tão cheiroso quanto deveria.  Outro material é o algodão, barato e fácil de encontrar, mas menos eficaz em relação aos cheiros. Vale ressaltar que cada uma dessas opções traz texturas diferentes para o sachê.

  • Escolha do aroma

Essa é uma das partes mais legais. Para escolher um aroma, você pode optar em seguir diferentes estratégias.  Você pode pensar nas energias e sensações que aquele aroma traz. Se basear na sua memória efetiva, ou apenas escolher um cheiro que lhe agrada. Nessa etapa não tem muita regra, vai conforme seu gosto.

Como fazer sachê perfumado: Receita Artefeita

Essa é a Receita Artefeita, mas você pode alterá-la conforme sua preferência ou seu orçamento.

MATERIAL:

500 g de Sagu

50 ml de Essência

50ml de Base para Difusor

MODO DE PREPARO:

Em um saquinho plástico transparente, coloque todos os ingredientes, feche o saquinho com um nó e mexa para que os líquidos se misturem com o Sagu. Deixe descansando por 24 horas. Corte tecidos na medida 20 x 20 e coloque 2 colheres de sagu dentro, feche o tecido formando sachês e prenda com fita de cetim fazendo um laço. Você pode também colocar em frascos de boca larga com tampa furadinha, para aromatizar dentro do guarda roupa ou nas gavetas

O que fazer quando o sachê perder o aroma?

Para sachês feitos de sagu existe um truque para que o aroma volte. Após o primeiro mês de uso, se o cheiro já tiver saído, basta colocar o sagu, que está no sachê, em um recipiente em seguida no microondas por 5 minutos, após isso, volte a usá-lo normalmente, assim o perfume estará de volta.

Perguntas frequentes:

  • Quanto tempo dura o cheiro de um sachê? 

Um sachê perfumado pode durar de 30 a 40 dias, porém é possível utilizar certos materiais, como o tecido, por exemplo, quando bem lavado.

  • Quantos saches faz com 1 kg de sagu? 

Geralmente, 1 kg de sagu rende cerca de 30 sachês bem cheios. Tenha isso em mente na hora de comprar a quantidade certa desse material.

  • O que colocar no guarda roupa pra ficar cheiroso? 

Coloque o sachê perfumado em um lugar estratégico. Se  for em uma gaveta, deposite entre as roupas. No armário, garanta que o pacote esteja bem embaixo das roupas. O mesmo vale para as roupas de cama, e, aliás, se quiser manter o bom odor dessas peças por mais tempo, faça uma água de lençol, que é um cheiro bom na certa.

Veja também Como fazer sabonete artesanal

Economize até 20% - como deixar o banheiro perfumado

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *