Skip to content

Dicas de como fazer shampoo caseiro

Dicas de como fazer shampoo caseiro
Aprenda como fazer shampoo caseiro e tenha os cabelos mais hidratados e saudáveis apenas com o uso de produtos naturais.

Cuidar dos cabelos é uma das nossas principais prioridades quando o assunto é beleza e estética. E, muitas vezes, por medo do impacto que produtos com muita química podem trazer aos fios capilares e também a nossa saúde em geral, optamos por fórmulas mais naturais, como o shampoo. Continue lendo este post e entenda tudo sobre e como fazer shampoo caseiro!

como fazer shampoo caseiro - Essencias inspiradoras em grifes famosas

O que é shampoo caseiro?

Além de ser uma opção mais econômica, o shampoo caseiro é composto apenas de ingredientes naturais. Diferente dos cosméticos capilares convencionais, este produto é livre de propriedades sintéticas que, com o tempo, podem danificar o cabelo.

Dicas de cuidado com o cabelo

Para que o cabelo cresça e se mantenha saudável, brilhante e bonito é necessário ter uma rotina de cuidados que vai muito além de apenas usar determinados produtos de beleza. Confira abaixo algumas orientações que vão ajudar na sua saúde capilar.

  1. Escolha o shampoo que melhor se adequa ao seu cabelo
  2. Evite lavar o cabelo com água muito quente
  3. Use o condicionador apenas nas pontas do cabelo
  4. Aprenda como fazer shampoo caseiro e opte por produtos naturais
  5. Seque o cabelo de forma suave
  6. Proteja o cabelo dos raios solares
  7. Faça hidratação uma vez por semana
  8. Evite o uso excessivo de produtos no couro cabeludo
  9. Massageie o cabelo molhado para estimular a circulação sanguínea e o crescimento saudável
  10. Não prenda o cabelo com tanta força

Benefícios de utilizar shampoo caseiro

Uma das coisas mais interessantes em se aprender como fazer shampoo caseiro é que sabemos que ele, além de garantir um menor impacto ambiental, também proporciona diversos benefícios capilares e à saúde. Entre esses pontos positivos da receita podemos citar:

  1. Previne a perda de cabelo
  2. Evita o ressecamento dos fios capilares
  3. Proporciona maior brilho e maciez ao cabelo
  4. Fortalece as fibras capilares
  5. Controle de caspa
  6. Proteção térmica aos fios de cabelo

Quais as etapas de produção do shampoo?

Se você está em dúvida sobre quais as etapas de como fazer shampoo caseiro de maneira certa, fique sabendo que é bem simples! Basta você prestar atenção nas necessidades do seu cabelo e, então, escolher os ingredientes que melhor se adéquam ao tratamento capilar que você precisa. Após ter todos os componentes, faça alguns testes e veja qual deles é o melhor e vai surtir mais efeito. Em seguida, misture todos os ingredientes de acordo com a receita e, posteriormente, use o produto no cabelo para verificar se o shampoo realmente é satisfatório ou não ao seu tipo de cabelo.

Como fazer shampoo caseiro?

Agora que você aprendeu alguns cuidados que se deve ter com os cuidados e os benefícios de produtos capilares naturais, vamos te ensinar como fazer shampoo caseiro. Em geral, essa opção de receita é feita de forma simples, pois basta utilizar produtos como base para shampoo, água destilada, extrato glicólico e essências de acordo com a preferência pessoal e ingredientes que deixem o shampoo mais cremoso, como o Anfótero. Há também a possibilidade de se adicionar a salmoura para dar ainda mais consistência ao produto.

Shampoo com base 5 litros

MATERIAL:

  • 1 Litro de base para shampoo
  • 4 Litros de água destilada ou Deionizada
  • 25 a 50ml de extrato glicólico de sua preferência
  • 50 a 75ml de essência de sua preferência
  • 100ml de Anfótero
  • 20ml de Salmoura (opcional)

MODO DE PREPARO:

Coloque a base no fundo de um recipiente (Vidro ou Plástico).

Acrescente extrato e essência, misture bem. Adicione a água aos poucos (50 a 100ml por vez), mexendo e homogeneizando a cada vez que acrescentar. Adicione o anfótero e a salmoura (opcional). Se não achou ou não comprou a base perolada pode-se perolar a base adicionando entre 100ml e 200ml de base perolada Sulfax. Salmoura: 30g de sal e 50ml de água, misture bem e deixe o sal se depositar no fundo do recipiente. Utilize a água que ficou acima

Como fazer shampoo caseiro para queda?

Na receita de shampoo caseiro, que além de ajudar a hidratar seu cabelo de forma natural, ainda evitar a queda capilar, podemos citar dois principais ingredientes: a babosa e o alecrim.

MATERIAL:

  • Três folhas de babosa
  • Tônico anti-queda
  •  Shampoo neutro ou anti-queda
  • Óleo de alecrim vegetal

MODO DE PREPARO

Lave bem as folhas e tire o óleo de dentro delas, em seguida, bata no liquidificador. Misture tudo com duas colheres (chá) de tônico antiqueda e cinco gotas de óleo de alecrim. Posteriormente coloque os ingredientes junto do shampoo neutro/anti-queda e balance o frasco para que a mistura fique homogênea. Conserve o produto na geladeira para um melhor uso.

como fazer shampoo caseiro -Economize até 20%

Dúvidas frequentes:

1.    O que fazer para o cabelo crescer mais rápido?

Para ter um cabelo saudável e que cresça com mais rapidez é importante que tenhamos uma alimentação balanceada e rica em proteínas; o couro cabeludo deve ser massageado, pois isso melhora a circulação sanguínea da região e, consequentemente, o crescimento dos fios; hidratação frequente; lavar e prender o cabelo da forma correta, também são boas dicas.

2.    É verdade que o cabelo sujo cresce mais rápido?

Mentira! Cabelo sujo causa oleosidade, o que vai atrapalhar o crescimento saudável dos fios devido a obstrução dos poros capilares.

3.    Pode usar sabonete para lavar os cabelos?

Até pode, mas neste caso os cuidados capilares deverão ser mais rígidos, pois o uso inadequado do sabonete pode ressecar e prejudicar os fios de cabelo.

4.    O que colocar no shampoo caseiro para o cabelo crescer mais rápido?

Entre os ingredientes que podemos adicionar ao shampoo caseiro para que os cabelos cresçam mais rápido, podemos citar: óleo de babosa; óleo de lavanda; óleo de coco; café em pó; óleo de hortelã; óleo de alecrim; óleo de melaleuca; entre outros.

Dica da ArteFeita: tenha sempre atenção às indicações e contraindicações de cada componente utilizado na receita de como fazer shampoo caseiro, para que não haja problemas de saúde após o uso do produto.

Na ArteFeita Essências você encontra os ingredientes de maior qualidade para produzir shampoo caseiro. Que tal fazer essa receita e deixar os cabelos ainda mais saudáveis?

Continue acessando nosso blog e leia mais conteúdos como esse!

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *