Skip to content

Como reconhecer as notas olfativas do seu perfume?

notas olfativas
Tudo bem, elas são importantes. Mas o que são elas? As notas olfativas são o aroma que se sente nos perfumes, óleos essenciais e etc.

Notas olfativas: o que são e como reconhecer

Todos concordam que uma pessoa cheirosa é muito mais atraente, correto? Porém, o perfume faz muito mais do que só garantir um cheiro bom para o usuário; ele é um dos meios de mostrar sua personalidade para o mundo. Por isso é comum que algumas pessoas tenham problemas em encontrar o perfume ideal, por que dentre tantas opções, qual será que combina mais com sua personalidade? Por isso é tão importante saber reconhecer as notas olfativas na hora de escolher o perfume ideal.

óleo de copaíba para que serve- Economize até 20%

O que são notas olfativas?

Tudo bem, elas são importantes. Mas o que são elas? As notas olfativas são o aroma que se sente nos perfumes, óleos essenciais e etc. São classificadas por sua volatilidade e divididas em 3 grupos, de acordo com a velocidade com a qual evaporam. São elas as responsáveis pelo aroma do perfume mudar com o passar das horas na nossa pele. Apesar de possuírem aromas diversos, dependendo de onde foi extraída, essas notas olfativas possuem uma estrutura fixa (os três grupos citados acima).

Quais são as notas olfativas?

Como citamos acima, as notas olfativas são separadas de acordo com a velocidade em que evaporam da pele, por isso o perfume muda com o tempo. Por isso são separadas como: Notas de Saída, Notas de Coração e Notas de Fundo. Vamos falar um pouco mais sobre cada tipo.

Notas de saída: Também conhecidas como notas de cabeça, são as mais voláteis, são as primeiras a serem sentidas pelo olfato e também as primeiras a evaporarem da pele. São as responsáveis pela “primeira impressão” sobre qualquer aroma. Normalmente podem ser cítricas ou herbais e duram apenas alguns minutos na pele.

Notas de Coração: Também conhecidas como notas de corpo, evaporam um pouco mais lentamente, sendo elas o corpo do aroma e as responsáveis por caracterizar a personalidade do perfume. Essas notas vão sendo liberadas conforme a pele vai absorvendo o perfume. Normalmente se encontram no grupo das flores e frutas não cítricas.

Notas de Fundo: Chamadas também de notas de base, são as que fixam mais intensamente na pele e as últimas a evaporarem, são elas que são usadas de base para que as outras notas venham por cima. São as que possuem mais variedade nas famílias olfativas, podendo vir em tons de madeira, especiarias, resinas, alimentos e ainda podendo ou não ser adocicadas.

Como entender as notas olfativas?

Talvez você pense que agora ficou mais fácil entender o cheiro de um perfume. Porém o que você talvez não saiba, é que dentro de cada perfume, pode conter até 80 tipos de aromas diferentes. A composição de um cheiro, é muito mais complexa e elaborada do que se pode imaginar se você não trabalhar nesse ramo. Por isso, quando se deseja apenas ter um perfume que te caracterize, que seja um diferencial e que faça as pessoas lembrarem de você, é necessário um pouco de prática ao sentir os cheiros, para aos poucos, encontrar o que realmente te agrada e passa uma mensagem que combine com você. É necessário conhecer as diversas possibilidades de famílias olfativas que podem ser encontradas nas notas que citamos acima, como: cítricas, herbais, florais e etc.

O que é família olfativa?

Talvez seja um pouco confuso pensar nas possibilidades que um aroma floral, ou um aroma cítrico pode trazer em um perfume. Vejamos um pouco mais sobre cada família:

Cítricos: Limão, mandarina, bergamota e outros cítricos são os principais aromas encontrados nesta família e costumam compor tanto perfumes masculinos, quanto femininos. Devido a sua alta volatilidade nas notas predominantes, duram pouco na pele e são mais indicados para climas tropicais.

Herbais: Com um aroma mais revigorante, calmante e até juvenil, a família herbal traz um aroma que remete a ervas cortadas, folhas frescas amassadas e etc., conferindo frescor ao perfume.

Florais: Normalmente baseados em flores como jasmim, lírio, rosas e gardênias, está é uma família muito rica, olfativamente falando e, normalmente, a queridinha entre o público feminino por poderem trazer um aroma de elegância, delicadeza e sensualidade.

Frutais: Uma família olfativa muito versátil, destaca-se pelo aroma de frutas adocicadas como pêssego, maçã, lichia, cereja e frutas vermelhas, em geral. Tem bastante personalidade e geralmente passa um ar vibrante e de jovialidade. Apesar do aroma adocicado ter um apelo maior para o público feminino, também é possível encontrar perfumes masculinos feitos a partir dessas notas.

Amadeirados: Quase unanimemente usada em perfumes masculinos, o aroma amadeirado passa muita elegância e sofisticação, com notas puxadas para o pinho e sândalo.

Especiarias: Os temperos exercem grande presença e personalidade para muitas coisas além da culinária, e na perfumaria também estão bastante presentes. Podendo ser encontrados com aromas mais quentes com notas de canela e do cravo, mas também mais frios e refrescantes com notas de gengibre e cardamomo.

Aquáticos: O que seria essa família? Perfume com cheiro de água? Não exatamente. A proposta dessa família olfativa é trazer para o perfume a sensação que se sente em ambientes aquáticos, como frescor, orvalho ou brisa do mar. Geralmente são usadas algas na composição

Chipre: Esta é uma família predominantemente feminina. Normalmente conseguem unir o fundo quente do amadeirado, ao frescor dos cítricos.

óleo de copaíba para que serve -Economize até 20%

Como descobrir minha família olfativa?

Agora que você já conhece todas as principais famílias olfativas e como funcionam as notas olfativas, deve estar começando a entender as centenas de opções que possui à sua frente quando for comprar seu próximo perfume. Por isso, vamos te dar mais algumas dicas de como encontrar a família olfativa ideal para você.

O primeiro passo é analisar qual das famílias acima você se identifica mais, seria um ar mais refrescante proporcionado pelos florais e cítricos, ou algo mais sofisticado e sensual que os amadeirados e os adocicados oferecem?

O segundo passo é experimentar diretamente na sua pele. O mesmo perfume pode mostrar aromas levemente diferentes de uma pele para a outra, por isso é muito importante sentir o cheiro na própria pele.O terceiro passo é ir com calma com o seu nariz. Evite sentir muitos perfumes diferentes em curtos períodos de tempo. Algo entre cinco e sete já é o suficiente. Experimente seus dois ou três preferidos na pele e assim vai ficar mais fácil de escolher o ideal.

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *