Skip to content

Saiba como tirar mofo da casa, guarda-roupa e tecidos

como tirar mofo
Existem várias formas de como tirar mofo, a melhor delas é usar o calcário anti-mofo. Saiba mais sobre esse assunto aqui neste artigo.

Mofos são um pesadelo. Para quem adora ter a casa toda linda e perfumada, é pior ainda. O lado positivo, é que existem várias formas de como tirar mofo. Por isso, a Artefeita criou uma receita exclusiva para tirar qualquer tipo de mofo, seja de casa, guarda-roupa ou até de tecidos. Venha entender melhor sobre mofo e como se livrar deles aqui neste artigo.

como fazer difusor de ambientes - Economize até 20%

Antes de aprender como tirar mofo, de onde vem o mofo? 

Como diz o ditado, “conheça seu inimigo”. Antes de aprender como tirar mofo, você precisa aprender como eles surgem, cortando o mal pela raiz de uma vez só. Bom, esse assunto envolve diversos termos complexos de biologia, mas vamos simplificar o melhor possível.

O mofo é formado por minúsculos fungos de tamanho microscópico e insensíveis ao olho humano. Eles se acumulam e reproduzem em lugares escuros e úmidos, sua união causa o aparecimento de manchas, que podem ser pretas, verdes, azuis ou vermelhas. Essas manchas são os mofos. Devido a sua alta taxa de procriação é muita alta, os mofos podem aparecer em questão de horas.

Como tirar o mofo da casa deixa o ambiente mais saudável?

Mofos podem ser causa de várias doenças, além de deixar o ambiente com aspecto de sujo e mal cuidado. Por isso, é necessário saber como tirar mofo. O mofo pode agravar quadros de doenças que afetam diretamente os pulmões, como asma alérgica, sinusite, rinite, aspergilose broncopulmonar, entre outras. 

Em casos de mofos tóxicos, sendo ainda mais graves, podem afetar o psicológico do indivíduo, causando ou piorando depressão, ansiedade, prejudica a atenção, insônia e falta de clareza. Essas doenças ocorrem devido aos esporos dos fungos que compõem os mofos, que dependendo da categoria, podem gerar diferentes quadros, dos mais leves até os mais graves. Saber como tirar mofo de casa, é importante para manter a saúde dos moradores.

Como prevenir o mofo?

Além de saber como tirar mofo, é preciso conhecer como evitá-los, para evitar que essa praga volte novamente. Bom, agora que sabemos como eles surgem, vamos trabalhar com isso. Os mofos surgem em lugares propícios para a proliferação de fungos. Então precisamos nos livrar desses focos. Podemos fazer isso mantendo os locais bem ventilados, com uma exposição solar frequente.

Também é preciso manter o local limpo, para não deixar possíveis alimentos para os fungos. E o mais importante, combater uma umidade, já que os fungos adoram lugares úmidos. Assim, você irá evitar problemas com essa prega, nem irá precisar saber como tirar mofo.

Como tirar mofo? 

Agora vamos para a parte prática. Como tirar mofo de lugares diferentes.

Como tirar mofo de tecidos e roupas?

Para tirar o mofo das roupas, você pode esfregar um pano embebido de vinagre na peça, com cuidado para não danificá-la. Se isso não der certo, deixe de molho em água com vinagre por 20 minutos, em seguida pode lavá-la normalmente.

Nos casos extremos ou que estão há muito tempo com aquele mofo, apele para o bicarbonato de sódio. Para cada litro de água quente, adicione 1 colher de bicarbonato, deixando a roupa de molho. Também pode colocar uma xícara de bicarbonato direto na máquina de lavar. Existem outras técnicas de como tirar mofo das roupas usando leite, suco de limão, entre outros.

Como tirar mofo do guarda-roupas?

O primeiro passo é retirar todos os objetos do guarda-roupa, principalmente aqueles feitos de tecido, como roupas. Deixe elas tomando sol para tirar toda a umidade enquanto é feita a limpeza do móvel. Crie uma mistura de água normal com água sanitária. Embebede um pano com essa mistura e aplique diretamente no local do mofo, esfregando com certa força. Em seguida, deixe o armário completamente aberto até que esteja totalmente seco.

Como tirar mofo das paredes? 

Para tirar o mofo das paredes, o desafio fica um pouco mais complicado. Você irá precisar de um borrifador, faça uma mistura de água-oxigenada e água comum e coloque no recipiente. Depois, borrife na região do mofo e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, com um pano molhado de vinagre, esfregue na parte afetada, o mofo deve sair facilmente, mas pode aplicar força se estiver com dificuldade. Um adendo, antes de borrifar, agite bem a mistura que está no recipiente.

Como tirar mofo dos utensílios de cozinha?

Não existem muitas informações concretas de como tirar mofo dos utensílios de cozinha. Entretanto, banhar de vinagre os objetos geralmente têm um bom efeito. Fique alternando entre lavar com vinagre e com água em sabão, até o mofo ser removido completamente.

Qual o produto caseiro para tirar mofo?

Como vimos no decorrer deste texto, existe uma gama de produtos caseiros usados para tirar mofo. Como vinagre, bicarbonato, leite, por aí vai. Mas existe um específico que, apesar de pouco conhecido, é muito eficaz. Esse produto é o cloreto  de cálcio anti-mofo.

Orientação:

O cloreto de cálcio anti-mofo são umas pedrinhas que sugam a umidade do ar e vão derretendo. Este produto precisa de uma embalagem própria como aquele produto secar que vende em supermercado. Nós não temos uma embalagem específica para o anti-mofo, mas temos o jeitinho caseiro:

1) Para reaproveitar os potes anti-mofo que já tem em casa, lave e seque bem antes de usar. Coloque a grade dentro do pote.

2) Encha a grade com o cloreto de cálcio.

3) Estique uma folha de guardanapo, filtro de café ou TNT na parte superior do pote e tampe.

4) Está pronto para o uso. Quando encher de água, basta jogar fora, lavar e secar e fazer o procedimento novamente.

Ao sugar a umidade do ar e derreter as pedrinhas o fundo do recipiente irá se enchendo de água, se colocar algumas gotas de essência no fundo desse recipiente, além de tirar a umidade também estará ao mesmo tempo perfumando o ambiente. O segredo de como tirar mofo é esse, apostar no cloreto anti-mofo.

Como evitar mofo no inverno? 

Ao em vez de se perguntar como tirar mofo, o ideal é sempre evitá-los. O inverno é  uma época propícia para o desenvolvimento de mofo, devido a sua alta umidade e maior ausência do sol. Para evitar o mofo durante o inverno, faça faxinas mais recorrentes no seu armário e em demais lugares fechados. Dobre sua atenção para encontrar manchas nas paredes.

Também aumenta a circulação de ar nos ambientes, é normal que no inverno, nós mantenhamos a casa toda fechada, para deixar o ambiente mais quente. Mas é muito importante, para evitar os mofos, que o ar circule no local, acabando com focos de umidades. Seguindo essas dicas, você nem irá precisar se preocupar em como tirar o mofo.

como fazer difusor de ambientes - Essencias inspiradoras em grifes famosas

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *