Skip to content

Dicas e como usar difusor de aromas varetas

Difusor de aromas varetas
Conheça a história do difusor de aromas varetas e dicas de como utilizar sua versão com varetas para perfumar os ambientes da sua casa.

Você já deve conhecer os difusores de aromas. Seja na versão de varetas ou elétrico, esses produtos deixam sua casa cheirosa, além de modelos super charmosos , trazem uma elegância para sua decoração. Mas você conhece a história dos difusores, como utilizá-los e até mesmo como fazer o seu próprio difusor de aromas de varetas? Confira esse artigo que mostraremos tudo para você!

Economize até 20%

A história do difusor de aromas

Foi com os banhos públicos dos povos no Império Romano que surgiram os primeiros difusores. Se assemelhando às praias de hoje em dia, a população da época se encontrava em piscinas compartilhadas. As águas, quentes ou frias, continham essências aromáticas que rapidamente se espalhavam por todo o local. 

Para que serve difusor de aromas varetas?

Os difusores de aromas ou aromatizadores de varetas são populares por proporcionarem fragrâncias diversas há vários ambientes de forma duradoura e delicada.

Como funciona o difusor de aromas varetas?

O difusor de aromas com varetas é uma forma eficaz de perfumar um ambiente. Um recipiente, geralmente de vidro, com álcool, essências ou óleos essenciais recebe algumas varetas de madeira ou de fibra para auxiliar na difusão do aroma, que ocorre através da evaporação das essências com o álcool.

Quanto tempo dura um difusor de aromas varetas?

A duração de um difusor aromático de varetas, depende muito do seu tamanho, um difusor de 100ml, dura cerca de 25 dias. Já um difusor de 250ml durará em média 60 dias. Mas deve-se adequar ao tamanho do ambiente e a ventilação do mesmo.

O que fazer para o difusor de aromas varetas durar mais?

Apostar em essências de qualidade com certeza já é o primeiro passo para ter sua casa cheirosa por um longo tempo, a segunda dica é posicionar seu difusor perto de correntes de ar como janelas e portas assim a fragrância escolhida irá se volatizar e perfumar mais.

Por que é preciso inverter as varetas periodicamente?

Além de movimentar a essência, as varetas de madeira costumam secar quando não estão em contato direto com o líquido, sendo assim, inverter a posição das varetas irá auxiliar na propagação do aroma. Já as varetas de fibra não precisam ser viradas constantemente pois absorvem mais o líquido ficando sempre encharcadas, como uma esponja.

Como montar o difusor?

Para utilizar o difusor de aromas varetas, remova a tampa do frasco e insira as varetas de madeira na abertura, permitindo que elas fiquem umedecidas. 

Para aumentar a potência de aromatização, inverta as varetas para elas ficarem perfumadas de ambos os lados.

Caso você prefira fazer seu próprio difusor, aqui na ArteFeita você encontra todos os materiais necessários. E é muito simples de montar se liga no passo a passo abaixo:

Materiais necessários:

1. Difusor

A base para difusor de ambientes é a primeira parte que compõe um bom aromatizador. O tamanho do vidro e seu formato, além de combinar com o ambiente, são importantes na forma com que a fragrância irá se dissipar pelo ambiente. 

Encontre o formato de vidro que mais combina com o estilo da sua casa CLICANDO AQUI.

2. Varetas

São usadas as varetas de madeira ou de fibra.

Podendo ser de diferentes tamanhos, o número de varetas ideal varia de 5 a dez, sendo que quanto mais varetas, maior o efeito de difusão da fragrância e, portanto, mais perceptível será o aroma do ambiente.

Para um ar mais elegante e tornar seu difusor de aromas um objeto de decoração, há também as varetas em versões com pérolas, cristais e flores na ponta. Todos esses modelos você pode encontrar CLICANDO AQUI.

3. Essência 

A qualidade da essência interfere na forma como o aroma se propaga pelo ambiente. Essências de má qualidade chegam até mesmo a não exalar aroma, pois acabam possuindo baixa capacidade de se volatizar.

Essências de qualidade possuem excelente fixação, projeção e um aroma agradável. Você pode encontrar diversas opções em nosso site CLICANDO AQUI.

Hora de montar

Primeiramente você terá que preparar seu difusor. Apesar de você encontrar no mercado essa fórmula já pronta, produzir em casa garante um maior custo x benefício para você.

Na ArteFeita você também encontra a base para o difusor a partir de 250 ml. Nossa base garante um alto rendimento, com uma base alcoólica (álcool de cereais) e conta com fixador importado e atinge maior metragem quadrada

Para Difusor/Home Spray, basta misturar 500ml de Base para Difusor para cada 100ml de Essência. Deixe em um recipiente por 2 horas aberto e mais 2 horas fechado. Após esse processo o produto está pronto para o uso..

E para montar é muito simples: Basta colocar a mistura (Base + Essência) dentro do frasco difusor escolhido e adicionar as varetas conforme a intensidade desejada na propagação do aroma. O ideal é de cinco a dez varetas, sendo que quanto mais varetas, maior a propagação de aroma. As varetas de fibra (tipo esponja) absorvem mais o líquido e ficam sempre encharcadas – pacotes com 5 unidades.

Qual o melhor cheiro de difusor de aromas varetas?

Algumas essências são mais indicadas para ambientes específicos. Por exemplo: Em lugares onde se discute planejamentos e investimentos, essências como Canela, limão e alecrim são muito bem vindos. Já em locais como banheiros, que precisam ser mantidos com aspecto de frescor e limpeza, essências como Lavanda, hortelã e citronela são as ideais. 

No mais, as essências são extremamente pessoais, as fragrâncias compõem um complexo espectro de emoções e lembranças que em cada pessoa será diferente. Não tenha medo de arriscar, sem dúvidas qualquer fragrância será bem vinda. 

Qual o melhor lugar para posicionar o difusor de aromas varetas?

No caso do difusor de aromas varetas, o ideal é que eles sejam colocados em locais com altura não superior à altura média do nariz. Se colocado em frente a janelas, portas e aparelhos de ar-condicionado, a fragrância será potencializada. 
Uma bandeja contendo um difusor de aromas varetas em conjunto com a saboneteira para sabonete líquido compõe um kit de lavabo ou em um aparador pode se tornar um objeto de decoração super elegante que deixará sua casa super perfumada.

Confira os kits que a ArteFeita tem para você!

Essencias inspiradoras em grifes famosas

E aí, curtiu entender como usar seu difusor de aromas com varetas? Conta pra gente!

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *