Skip to content

Conheça a pirâmide olfativa e como escolher perfume!

pirâmide olfativa
A pirâmide olfativa é apenas uma forma de identificar e catalogar as fragrâncias, além de enfatizar os principais aromas do produto.

Você se considera um ‘conhecedor’ de perfumes?

Que o ramo de perfumaria é simplesmente fascinante não é segredo pra ninguém, não é mesmo? Porém, o assunto não é assim tão simples – mas calma que nós estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas! Já ouviu falar em pirâmide olfativa? De forma simplificada, a pirâmide olfativa é apenas uma forma de identificar e catalogar as fragrâncias, além de enfatizar os principais aromas do produto.

melhores essências - Essencias inspiradoras em grifes famosas

Como ler a pirâmide olfativa?

Uma essência pode possuir mais de 100 componentes resultantes na sua forma final – a pirâmide olfativa ajuda a evidenciar as fragrâncias que mais se destacam.

Quais são as 3 fases da pirâmide olfativa?

As 3 fases da pirâmide olfativa consistem em notas de saída ou de cabeça, notas de corpo ou de coração e notas de fundo ou base. Vamos a elas?

Notas de saída ou de cabeça: São mais suaves e você as sente logo nos primeiros minutos (5-15min); em contrapartida, a fragrância também vai embora primeiro.

Notas de corpo ou de coração: possui peso molecular mais consistente e fica em evidência poucos minutos após a aplicação. Sua fragrância costuma ser a mais marcante do produto e que dita sua identidade.

Notas de fundo ou de base: são profundas e de maior fixação. Estas notas ficam enraizadas por mais tempo em relação às outras – o peso molecular é maior e fica mais evidente após aplicação.

Quais são as famílias olfativas dos perfumes?

As famílias olfativas consistem em um sistema de classificação possuindo ainda vários subgrupos.

A família mais popular no mundo da perfumaria é a floral. Como o próprio nome já diz, ela é repleta de flores – e rosas até lírios. Ficou conhecida como uma família mais feminina, mas claro que isso não é uma regra.

Cítrica traz notas de laranja, limão e bergamota. Normalmente, são mais utilizados no verão e se destacam pela versatilidade.

Oriental é caracterizada por suas especiarias como cravo, baunilha e canela. E não para por aí, ela é ideal para quem busca aguçar os sentidos e desejos.

Chypre chega com leveza e identidade, resultando numa combinação de flores e algumas notas cítricas.

Aromáticos são perfumes energizantes e muitos dos ingredientes são utilizados na cozinha, como por exemplo alecrim, sal, chá preto, entre outros.

Amadeirada como o nome diz, é repleta de madeiras variadas – sândalo, cedro e patchouli são os exemplos mais marcantes.

Fougére traz com combinações de lavanda e fava tonka, é caracterizada por unir diversos estímulos, além de ser muito versátil – sem perder sua identidade.

Como entender as notas do perfume? 

Não há muito segredo, é preciso ser curioso. A melhor forma de aprender a diferenciar é testando – assim como em qualquer outra área, é necessário praticar e estimular seus sentidos olfativos.

No início, pode ser mais fácil identificar cheiros que não te agradam. Desde os incensos até as essências tradicionais – sem esquecer das flores que também podem te ajudar nesta entrada ao mundo da perfumaria.

O que cada fragrância representa?

Nossos perfumes e consequentemente gostos podem traçar parte da nossa personalidade, não é mesmo?

Pensando nisso, uma fragrância pode simbolizar o que você quer que as pessoas sintam à primeira vista – por isso, pode ser importante definir um perfil que vá de encontro ao que você está procurando.

Para pessoas tímidas ou que prefiram certa discrição, fragrâncias florais são as mais indicadas – pois promovem leveza.

Como fazer o meu próprio perfume?

Pensou que não era possível, é? Pois é, sim! A primeira parte deste processo consiste em saber quais os ingredientes necessários para fazer a fragrância que você está buscando. Para isso, é necessário:

  • 50ml de Essência
  • 40ml de Água Destilada ou Desmineralizada ou Deionizada
  • 240ml de Álcool de Cereais
  • 10ml de Fixador
  • 10ml de Propileno

Depois de ter todos eles em mãos, basta dissolver a essência, fixador e o propileno no álcool. Adicionar a água, macerar por 7 dias no freezer e depois aguardar o prazo para envasar.

 Aprenda como fazer perfume feminino ou Masculino

Como fazer o perfume durar mais tempo?

Esta é uma questão que intriga diversos amantes da perfumaria.

A primeira dica, é localizar as áreas do corpo mais pulsantes – que são os pontos onde as artérias estão mais próximas à pele; traduzindo, são comumente as regiões do pescoço, pulso e atrás das orelhas. Aplicando corretamente, o perfume poderá liberar ainda mais fragrâncias ao longo do dia.

Passar perfume nas roupas pode parecer uma dica óbvia para muitos, mas não menos importante.

A higienização e temperatura onde os perfumes costumam ficar podem impactar diretamente em seu efeito prolongado. Manter ele longe do banheiro e lugares úmidos vão ajudar! Lugares mais secos e arejados são os mais recomendados.

E aquele seu amigo (a) que sai do banho e já borrifa alguns ‘quilos’ de perfume, hein? Pois é. Passar perfume com o corpo quente possibilita que a fragrância evapore mais rapidamente.

Esfregar a fragrância também não é recomendado – apontado, inclusive, como um dos maiores erros que as pessoas cometem. Normalmente, costuma-se borrifar no pulso e esfregar com a outra mão para fazer com que as duas fiquem cheirosas.

Estas são apenas algumas dicas essenciais para você fazer com o que o seu perfume perdure ao longo do dia – lembrando ainda que cada fragrância tem seu tempo útil.

Quantos tipos de cheiro existem?

O nariz humano é capaz de identificar mais de 10 mil odores diferentes. Este reconhecimento está intimamente ligado às experiências de vida que passamos e estão arquivadas em nossa memória. Podemos sentir determinado aroma de uma flor e lembrar de um momento feliz, enquanto que para outros pode significar uma perda. Assim como percebemos a presença de determinada pessoa somente pelo cheiro característico dela. Uma analogia disso é um bebê, ainda incapaz de se expressar claramente, mas que se aquieta quando sente o cheiro da mãe.

Porque cada pessoa tem um cheiro diferente?

Sabe aquele cheirinho único que só de pegar em uma peça de roupa ou entrar em determinado ambiente já te faz lembrar de alguém? Então, isso não é por acaso. Segundo estudos, todos os seres humanos possuem um aroma próprio – que começa a ser desenvolvido ainda no ventre.

melhores essências - Economize até 20%

E aí, gostou do conteúdo? Continue acompanhando para mais textos como este!

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *