Skip to content

Essências e óleos essenciais: diferenças e como usar

essências e óleos essenciais
Aprenda como utilizar as essências e os óleos essenciais, os seus benefícios e para que servem.

De uns tempos para cá, cada vez mais pessoas buscam usar métodos de relaxamento  e intervenções paliativas para inúmeras questões de saúde física e mental. A partir daí o consumo de óleos essenciais vem se tornando cada vez mais comum. Mas, muitos ainda confundem com essência, até porque a maioria tem o mesmo nome ou os mesmos cheiros, um exemplo disso é a Lavanda. 

Essencias inspiradoras em grifes famosas

Afinal qual a diferença entre essências e óleos essenciais?

Com certeza essa é a maior dúvida quando se fala em essências e óleos  essenciais: a diferença entre elas. Neste artigo iremos desmitificar tudo sobre às duas. Mas, já explicando de uma forma rápida, essência, geralmente, é produzida artificialmente e tem a função principal de dar cheiro. Já os óleos essenciais são extraídos das plantas, de várias partes, como: caule, folhas, cascas, flores, etc.

Uma tem a função de difundir aroma, enquanto o outro têm propriedades terapêuticas, e não só o cheiro agradável.

Essências

Para que serve as essências? 

Se você fizer uma busca rápida no Google, o termo “essência” vem definido como aquilo que é o mais básico, central, principal. Mas, também existem outras definições como: aroma, âmago, alma, base.

Em suma, o papel fundamental da essência é perfumar as coisas, como foi dito anteriormente. Pode ser usado também em cosméticos, indústria alimentícia, na fabricação de produtos farmacêuticos, para deixar ambientes com odores  característicos, essa, inclusiva, é um método muito utilizado por marcas e grifes famosas.

O que é essência natural? 

As essências naturais são feitas a partir de plantas, frutas, folhas, água, álcool e você mesmo pode fazer em casa. Como elas são apenas aromatizadores de ambiente, não possui nenhum fim terapêutico ou curativo. A partir de misturas de chás e álcool você já consegue fazer boas alternativas para seus ambientes. Um exemplo prático: chá de camomila, álcool de cereais e água misturados,  e você já pode borrifar em lugares específicos.

O que são essências sintéticas? 

As essências sintéticas são aquelas fabricadas em laboratórios e precisam ser idênticas às plantas aromáticas, ou seja, é uma cópia dos óleos essenciais das plantas, porém em uma versão mais barata e não possui propriedades medicinais e não deve ser usada como base da Aromaterapia. 

Óleos essenciais

Para que servem os óleos essenciais?

O óleo essencial é a base para terapias alternativas como a aromaterapia, mas existem outros meios de ser utilizados. As formas mais conhecidas são para meditação, ioga, tratamento contra insônia, cosméticos para pele, aliado para diminuição de fome, aumento de imunidade, prevenção de doenças, ter mais foco, ação calmante e muitos outros.

Qual a diferença entre os óleos essenciais naturais e sintéticos? 

Os óleos naturais são extraídos diretamente das plantas e os sintéticos são compostos químicos que imitam os naturais, mas não têm o mesmo efeito. Já são encontrados mais de três mil categorias de óleos essenciais na natureza. 

Como saber se o óleo essencial é verdadeiro?

Essa dúvida é constante, mas o primeiro passo a ser feito é verificar o preço. Como os óleos essenciais passam por uma extração mais lenta que depende de vários processos, além do ambiente, temperatura e outros, é mais caro que as essências. É sempre bom buscar por marcas já renomadas para você ter uma segurança sobre a qualidade e procedência do produto que está comprando.

Mas, existe uma forma de diferenciar se os seus artigos são ou não óleos essenciais puros, o teste da folha branca.

Primeiramente pegue uma folha branca e pingue algumas gotas do seu óleo e espere ela secar. Quando estiver totalmente seca a folha precisa estar sem nenhuma mancha, aí você tem um óleo puro. Mas, é bom se atentar a cor do produto. Alguns óleos essenciais podem ter uma cor característica bem forte e deixar uma pequena marca na sua folha em branco, isso também não quer dizer que não seja um óleo essencial puro e original.

Quais são as funções dos óleos essenciais nas plantas? 

Assim como cada  espécie de ser vivo tem uma função na natureza, seja de defesa, proteção ao ataque, as plantas também exercem esse papel. Muitos aromas servem para espantar herbívoros que se alimentam delas e também para atrair outros insetos, como as abelhas que carregam o pólen, pássaros que carregam as sementes em voos acabam espalhando por outras partes do  meio em que vivem.

5 formas de usar as essências e óleos essenciais

As essências e óleos essenciais podem ser usados de diversas maneiras, abaixo estão exemplificadas algumas maneiras.

Essências X           Óleos essenciais 

  • Limpeza de ambientes                         Tratamento capilar 
  • Cosméticos                                                 Inalação 
  • Alimentos: essência de baunilha             Cicatrizante
  • Aromatizantes                                     Banhos relaxantes 
  • Velas e sabonetes aromáticos           Propriedades fitoterápicos 

Como escolher o perfume das essências e óleos essenciais 

Agora que você já sabe tudo sobre as essências e óleos essenciais, vamos para as dicas de como escolher cada um deles segundo o que deseja alcançar. 

Cada ambiente requer um toque especial, se o seu objetivo é uma fragrância para o quarto, vale apostar nas tradicionais: lavanda, capim-limão, verbena.

Para sala: cravo e canela, âmbar, alecrim, são cheiros aconchegantes e transmitem a energia do lugar logo de cara. 

Nos cosméticos: flor de cerejeira, algodão-doce, pimenta rosa.

Para uso em perfumes: Tartine 004, KBE 002.

Óleos essenciais:

1. Lavanda

A lavanda tem propriedades que favorecem o foco e concentração, equilibrando estados de agitação e esgotamento, mas também favorecendo um sono de qualidade e uma alegria serena. 

2. Óleo Essencial Ylang Ylang

Esse óleo essencial tem um aroma adocicado e sensual, capaz de aumentar a libido, a autoestima e a descontração. Ele aumenta a percepção sensorial, nos tornando mais alerta e intuitivos. Tem efeito tônico e estimulante sobre a pele e os cabelos.

3.  Óleo Essencial de Alecrim

O alecrim melhora a memória e aumenta a vibração do campo eletromagnético do organismo. Atua também na dimensão espiritual, oferecendo proteção contra obsessores a ajudando a dar materialidade aos nossos sonhos. 

4.  Óleo Essencial de Citronela

Este óleo é muito utilizado para espantar insetos, utilizados em incensos, velas e difusores. Misturado a outros óleos que lhe sirvam de veículo pode ser aplicado sobre a pele como repelente, porém deve-se ficar atento a possíveis reações alérgicas, já que é um composto bem forte. Seu aroma acentuado e característico também tem efeitos antidepressivos.

5. Óleo Essencial LemonGrass

O capim-limão tem propriedades relaxantes, refrescantes e curativas, trazendo tranquilidade e conforto. Suas propriedades adstringentes e desinfetante são úteis na limpeza de superfícies e deixam um ‘cheirinho de limpeza’ no ar. 

Compre e receba no mesmo dia

Na Artefeita você encontra o melhor em essências e aromas. Visite nosso site e confira nossos produtos.

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *