Skip to content

Óleo essencial de alecrim para que serve e como usar?

óleo essencial de alecrim para que serve
O óleo essencial de alecrim serve para cuidar de você integralmente e pode ser utilizado de diferentes formas, especialmente na aromaterapia.

 Óleo essencial de alecrim para que serve e como usar?

O óleo essencial de alecrim serve para cuidar de você integralmente e pode ser utilizado de diferentes formas, especialmente na aromaterapia. Mas antes de falar sobre os seus benefícios, vamos contar um pouquinho da sua história.

Uma erva aromática cheia de potenciais, uma planta arbustiva, nativa da região do Mediterrâneo, possui folhas pequenas e compridas, além de ter galhos fortes. O alecrim é conhecido e cultivado há muito tempo na Europa, desde o começo do século IX.

Fazia parte de um seleto grupo de ervas que eram consideradas indispensáveis nos jardins imperiais e suas hortas. E desde aquela época, uma das suas formas de uso já era através da aromaterapia.

Na idade média era muito utilizado como incenso devido ao seu aroma de cânfora. A partir das suas folhas o alecrim nos serve para inúmeras possibilidades: como chás, temperos de cozinha, óleos essenciais e diversas outras formas na medicina natural. 

Fonte de antioxidantes, fortalece o sistema imunológico, trabalha o sistema vascular e circulatório. Reconhecido por ter propriedades analgésicas, anti depressivas e antissépticas.

O seu óleo é extraído através de um processo de destilação onde o vapor d’água passa entre as folhas secas de alecrim, levando o óleo do interior das glândulas da planta para o condensador.

Para os espiritualistas, o alecrim ajuda a combater o estresse através do seu poder contra a fadiga mental e física. Afasta pensamentos de infelicidade, portanto, estimula e auxilia na melhora da auto estima, agindo na saúde emocional como um todo.

Ao recorrer ao óleo essencial de alecrim você verá os cuidados da beleza interior refletindo no seu exterior! São muitos poderes para uma planta só, não é verdade? Continue aqui e saiba como utilizá-lo.

Essencias inspiradoras em grifes famosas

As melhores formas de utilizar o óleo essencial de alecrim

Sem dúvidas, é através da aromaterapia. A ação terapêutica acontece a partir da inalação ou absorção na pele. Este tipo de tratamento atua no nosso sistema nervoso central trazendo equilíbrio emocional e físico.

O sentido mais utilizado aqui é o olfato, ele está relacionado às nossas memórias, principalmente as afetivas. Para vivenciar esta experiência você pode utilizar o óleo essencial de alecrim em difusores elétricos.

Sua utilização é indicada para os cuidados do corpo, cuidados com os cabelos e ainda para limpeza de ambientes. Use e abuse da sua composição.

Aprendendo a usar o aromatizador elétrico  

Quem não gosta de um ambiente cheiroso e leve? Pois, esta é a sensação que temos ao utilizar os difusores elétricos. Com eles, é possível variar as fragrâncias nos ambientes de forma prática e rápida. Inalar aromas de óleos essenciais envia sinais positivos para o nosso cérebro.

O nosso difusor elétrico é capaz de perfumar uma área de até 20m². Feito de cerâmica, é indicado para vaporização de essências, bastando colocar 10 gotas de água para 05 gotas do óleo essencial, ligar e esperar.

Prático, discreto e muito fácil de usar, ele ainda encaixa em qualquer tomada por conta do seu plug giratório. Mantém a temperatura sempre estável e sem risco de superaquecimento.

Benefícios do óleo essencial de alecrim

– Estímulo ao cérebro; conhecido como o “óleo do estudante” por ser estimulante da memória, auxiliar na concentração, no foco e ainda na criatividade. Existem, inclusive, estudos científicos que demonstram esta relação do óleo essencial de alecrim com o nosso intelecto.

– Melhora das vias respiratórias; A terapia com óleos essenciais dilata as vias, ajudando no alívio do congestionamento da garganta. Benéfico para resfriados, ainda trata de questões de alergias, pois ajuda a combater bactérias e vírus, fortalecendo o sistema imunológico.

Para os estímulos cerebrais e também para ajudar as vias aéreas a recomendação de uso é através da inalação, que pode ser feita com muita eficiência através do seu aromatizador de ambientes.

– Combate à dor de cabeça; o óleo essencial de alecrim consegue diminuir a liberação de cortisol, o hormônio do estresse, um dos fatores relevantes que causam estas e outras dores.

Ele possui efeito anti-inflamatório e analgésico, tratando enxaquecas e qualquer tipo de inflamação. Aplique uma gota de óleo essencial de alecrim nas têmporas e faça uma breve massagem. Não se esqueça de sempre usar a essência diluída.

– Auxílio importante na saúde e beleza dos cabelos; devido a sua propriedade antifúngica, o óleo essencial de alecrim pode estimular o crescimento dos cabelos e ainda combater a caspa, diminuindo os episódios de queda de cabelo.

Uma dica interessante e eficaz é misturar 06 gotas de óleo para cada 30ml do seu shampoo. Depois é só utilizar normalmente, lembrando de massagear o couro cabeludo e enxaguar bem.

– Auxílio nos cuidados domésticos; além do aroma inconfundível, o seu uso ajuda a repelir mosquitos e outros insetos. Devido à sua ação bactericida é recomendado para limpeza de qualquer ambiente. Ao utilizar este óleo você ainda diminui os resíduos para a natureza.

Na limpeza da sua casa: o ideal é através do borrifador, onde vamos misturar um pouco de vinagre branco com 12 gotas do óleo de alecrim e também um pouco de água. Misturar e usar.  

Cuidados e precauções com o seu óleo essencial de alecrim

É de extrema importância fazer a diluição do óleo essencial para que o mesmo não fique concentrado demais, podendo trazer algum incômodo ou possível alergia.

A ordem é sempre comprar de um lugar de sua confiança, onde os produtos sejam realmente naturais, livres de derivados de petróleo, o que pode comprometer as propriedades da essência.

Não devem usar o óleo de alecrim sem a recomendação de um especialista:  crianças, mulheres grávidas e/ou amamentando.

Qual a diferença de extrato, óleo essencial e essência de alecrim?

A principal diferença entre extrato e óleo essencial é a maneira como ambos são extraídos da planta. Esta é uma dúvida recorrente para quem deseja iniciar a sua jornada no mundo das terapias naturais através dos óleos.

Saber diferenciar a composição do óleo essencial de alecrim, entender para que servem e como usar todos os seus recursos é de extrema importância.

O extrato oleoso oferece a mesma viscosidade do óleo essencial, porém, ele é obtido a partir da extração da folha como um todo e também do bulbo para um maior rendimento. 

Outro fator importante é que outras substâncias são acrescidas ao óleo para ter um período maior de conservação e antioxidação.

Sobre a essência, ela é um composto sintético que serve para dar cheiro a produtos de limpeza e cosméticos, sendo assim, não possui ação terapêutica.

E por fim, o óleo essencial. Este sim, é o mais natural de todos, é a substância mais pura extraída das folhas, das raízes, do caule e das suas flores.

Certamente, agora podemos dizer que sabemos quase tudo sobre o óleo essencial de alecrim, para o que ele serve e como usar. 

Comece hoje mesmo a cuidar da sua saúde, o seu bem-estar não precisa esperar.

Economize até 20%

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *