Skip to content

Óleos essenciais: como usar, cuidados e precauções

Mulher cheirando óleos essenciais
Os óleos essenciais são substâncias de origem vegetal que podem ser utilizadas em razão de seu aroma e benefícios medicinais.

ÓLEOS ESSENCIAIS: Utilização e cuidados

O olfato é um dos nossos sentidos mais misteriosos: Aromas são capazes de despertar memórias profundas, desejos e repulsas. Também conseguem trazer conforto e comunicar emoções em um nível bastante sutil. Os óleos essenciais são substâncias de origem vegetal que podem ser utilizadas em razão de seu aroma ou de suas propriedades cosméticas e medicinais.

Essencias inspiradoras em grifes famosas

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais, óleos etéreos ou óleos voláteis são compostos químicos complexos produzidos pelas plantas. Seus componentes apresentam propriedades variadas, de forma que um único óleo essencial pode conter uma ação antifúngica e calmante, por exemplo. As fórmulas variam de acordo com cada espécie vegetal utilizada, de forma que o espectro de utilização é imenso.

São diversos os estudos que quantificam e qualificam as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais.

Para que servem os óleos essenciais?

Para quase tudo. Em suas propriedades aromáticas são utilizados em sprays, velas, incensos e cosméticos, que também se beneficiam de suas propriedades emolientes e antioxidantes. Óleos essenciais podem atuar como antibactericidas, antimicrobianos, antifúngicos e repelentes.

Como os óleos essenciais são extraídos?

Alguns dos componentes químicos dos óleos essenciais são extremamente sensíveis por isso a manipulação deles é tão cuidadosa, lenta e custosa. O óleo essencial deve ser extraído a frio e lentamente para conservar a sua integridade. Neste processo se consomem enormes quantidades de matéria-prima. Para ser considerado um óleo essencial, além de natural, ele precisa ser 100% puro e completo, isto é, não ter seus componentes fracionados.

Óleos Essenciais e Aromaterapia.

A Aromaterapia é uma abordagem terapêutica que explora as características olfativas dos óleos essenciais. Os receptores do nariz que captam as essências presentes nos compostos orgânicos voláteis (COVs) interagem de maneira muito estreita com o sistema límbico, fundamental na regulação da frequência cardíaca, pressão arterial, níveis hormonais, respiração e estresse.

A história da Aromaterapia.

Aromas e perfumes sempre causaram fascínio. Explorar os cheiros é um instinto bem primitivo, fundamental para evolução dos hábitos de qualquer espécie. Registros de mais de 5000 na China e na Índia já registram a utilização de óleos vegetais em diversas curas, tratamentos e rituais. Na sociedade clássica greco-romana os perfumes também eram símbolo de elevação e status. Até na Bíblia registra-se que Maria Madalena untou os pés de Jesus com óleo vegetal puro, ‘de grande valor’.

Aproximadamente no ano 1000, na Pérsia, foi aperfeiçoada a técnica de extração dos óleos essenciais, incorporando o sistema de arrefecimento no processo de destilação, o que tornava o processo mais eficiente e sofisticado.

No século XVI em diante começaram a ser estudadas as propriedades antimicrobianas e a composição química dois óleos essenciais em foi em 1920 que o químico francês Maurice Gattefossé inaugurou a Aromaterapia como conhecemos hoje, pesquisando, entre outras coisas, as propriedades assépticas de alguns destes compostos.

Como a Aromaterapia funciona?

A aromaterapia integra a resposta emocional que os aromas desencadeiam para favorecer determinados processos fisiológicos. Assim, dependendo do aroma os óleos essenciais podem ser estimulantes ou relaxantes, aumentar o foco, a libido e a criatividade além de aumentar a imunidade, proporcionando bem-estar generalizado.

Outras utilidades incluem a aplicação tópica, onde as propriedades medicinais e cosméticas são absorvidas pela pele ou cabelo.

Como utilizar os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são produtos muito concentrados, e podem ser utilizados através de diferentes métodos e veículos:

1. Inalação

A inalação é a utilização mais instintiva, em que você aspira o óleo diretamente do frasco, retendo a respiração para receber o máximo das propriedades dos compostos orgânicos voláteis.

2. Aromatizador

Os aromatizadores são utilizados para perfumar os ambientes, criando um clima de relaxamento, concentração ou sensualidade. Alguns modelos utilizam o calor de uma vela para expandir os aromas.  Existem também aromatizadores elétricos. Neste método são utilizadas até dez gotas de óleo essencial.

3. Evaporação

 O óleo é colocado sobre um pedacinho de algodão e vai liberando lentamente o seu aroma. Alguns pingentes são desenvolvidos especialmente com o propósito de facilitar esta aplicação da Aromaterapia.

4.Vaporização

É uma das formas mais antigas de utilizar os óleos essenciais. Utilize de 6 a 12 gotas de óleo essencial em um recipiente com água bem quente, e inale, cobrindo a cabeça com uma toalha para aproveitar melhor os compostos voláteis. Indicado para crises respiratórias e de ansiedade. Com um vaporizador é possível utilizar esta técnica para aromatizar ambientes com os óleos essenciais.

5. Banhos

Os banhos terapêuticos combinam o efeito dos perfumes com o relaxamento proporcionado pela água. Além disso, os óleos são absorvidos pela pele, se espalhando pela rede linfática, em simultâneo, seus vapores são inalados. 3 a 5 gotas de óleo essencial na água da banheira são suficientes para criar um clima afrodisíaco, relaxar ou criar coragem para enfrentar os desafios do dia a dia.

6.Difusores

Os difusores são dispositivos elétricos que propiciam a difusão a frio, mantendo intacta a composição natural dos óleos essenciais. O óleo é misturado com a água e vai dispersando seus aromas pelo ambiente. Seis gotas são o suficiente.

5 óleos essenciais, chave para seu bem-estar!

A Aromaterapia é um mundo, e cada planta tem seus mistérios. No entanto, selecionamos 5 óleos essenciais que não podem faltar na sua lista:

1. Óleo Essencial Lavanda Mística

A lavanda tem propriedades que favorecem o foco e concentração, equilibrando estados de agitação e esgotamento, mas também favorecendo um sono de qualidade e uma alegria serena.

2. Óleo Essencial Ylang Ylang Mística

Esse óleo essencial tem um aroma adocicado e sensual, capaz de aumentar a libido, a autoestima e a descontração. Ele aumenta a percepção sensorial, nos tornando mais ativos e intuitivos. Tem efeito tônico e estimulante sobre a pele e os cabelos.

3.  Óleo Essencial de Alecrim Mística

O alecrim melhora a memória e aumenta a vibração do campo eletromagnético do organismo. Atua também na dimensão espiritual, oferecendo proteção contra obsessores a ajudando a dar materialidade aos nossos sonhos. 

4.  Óleo Essencial de Citronela Via Aroma

Este óleo é muito utilizado para espantar insetos, utilizado em incensos, velas e difusores. Misturado a outros óleos vegetais que lhe sirvam de veículo pode ser aplicado sobre a pele como repelente, porém deve-se ficar atento a possíveis reações alérgicas, já que é um composto bem forte. Seu aroma acentuado e característico também tem efeitos antidepressivos.

5. Óleo Essencial LemonGrass Via Aroma

O capim-limão tem propriedades relaxantes, refrescantes e curativas, trazendo tranquilidade e conforto. Suas propriedades adstringentes e desinfetante são úteis na limpeza de superfícies e deixam um ‘cheirinho de limpeza’ no ar. 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para encontrar mais como esse.

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *