Skip to content

Óleos essenciais como usar e quais cuidados tomar

óleos essenciais e como usar
Venha conhecer o aromático e incrível mundo dos óleos. Viemos te contar tudo sobre os óleos essenciais, como usar e quais cuidados tomar.

Venha conhecer o aromático e incrível mundo dos óleos. Hoje, viemos te contar tudo sobre os óleos essenciais, como usar e quais cuidados tomar.

Estas substâncias de origem vegetal estão presentes na natureza, encontradas nas cascas e sementes, no caule ou na própria flor de milhares de plantas e flores. Além de ter grande importância na polinização, são os óleos que conferem às plantas as suas fragrâncias únicas. 

Os óleos essenciais são extraídos com técnicas de prensagem a frio ou através da destilação que é feita de diferentes maneiras. Utilizando praticamente qualquer parte da planta para o processo: raíz, troncos, frutos ou folhas.

Versáteis e extremamente funcionais, eles são mais utilizados das seguintes formas:  na aromaterapia em forma de inalação, através do uso interno ou tópico. Potentes e densos, devem ser usados sempre sob orientação.

Vale ressaltar que o uso incorreto pode causar irritações, não deve ser aplicado diretamente na pele sem a orientação de um profissional. É preciso conhecer a propriedade de cada um antes de se utilizar. Continue aqui e aprenda conosco! 

Essencias inspiradoras em grifes famosas

Pode usar óleo essencial todos os dias?

Pode sim, porém, com algumas ressalvas. Especialmente neste momento de pandemia, em que nossas emoções ficaram instáveis, o uso diário, acompanhado de direcionamento de especialistas no assunto, pode contribuir e muito para o seu bem-estar.

A aromaterapia através dos difusores pode ser usada com mais frequência, já a aplicação pura na pele ou via ingestão não. Dependendo do assunto a ser tratado, será a recomendação para uso dos óleos.

Para que servem os óleos essenciais?

Entre tantas coisas, o uso dos óleos essenciais serve para ajudar a gerir emoções. Naturólogos e aromaterapeutas poderão te auxiliar na escolha do tratamento mais adequado, afinal, cada caso é analisado individualmente.

Do bem estar físico ao emocional, este tipo de terapia é um complemento para te ajudar a curar e melhorar muitas esferas da sua vida, experimente e permita-se sentir!

Em massagens, atuando com seus poderes relaxantes e revigorantes, na inalação, em banhos ou ainda na limpeza, pois são bactericidas e inseticidas. Insira o uso dos óleos essenciais na sua rotina, eles ajudam a estimular e também a manter a calma.  

Como os óleos essenciais funcionam?

Muito mais que cheiros deliciosos, as essências puras, diferente das sintéticas, possuem uma composição química complexa. Cada tipo de uso age de uma forma.

Através da aromaterapia: as nossas células nervosas são ativadas através do olfato, com os aromas que sentimos quando as substâncias dos óleos desprendem suas partículas. Este estímulo das emoções naturalmente causa reações fisiológicas em resposta.

Existem estudos que comprovam suas funcionalidades em casos como estresse, hemodiálise, dor do parto e menopausa. Foi identificada melhora em aspectos de depressão e ansiedade também. 

Os “óleos do bem” são quase que milagrosos, mas esta história não para por aí. 

A Aromaterapia

A história da aromaterapia veio de um acidente no laboratório do químico René Maurice Gattefosse, em 1928, na França. 

Ao queimar as mãos em uma de suas experiências, o estudioso instintivamente aplicou uso de óleo de flores e foi surpreendido com o seu resultado de cura.

Atualmente, aqui no Brasil, a aromaterapia é parte das práticas integrativas e complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) e também é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como recurso de terapias naturais.

O termo aromaterapia criou-se a partir da mistura da palavra “aroma”, que significa odor agradável, com a palavra “terapia” de tratamento

A aromaterapia segue sendo objeto de estudo de áreas como a psicologia, neurologia, química, biologia, terapias naturais e avançadas e ainda imunologia. 

Benefícios dos óleos essenciais

Cada vez mais a ciência vem trazendo informações que indicam o uso dos óleos essenciais, pois eles ajudam o organismo como um todo e consequentemente fortalecem a nossa imunidade.

Os benefícios são inúmeros: melhora a qualidade do sono, revigora, auxilia na saúde íntima da mulher, diminui as dores musculares, ajuda no trato das doenças respiratórias e pode ajudar no desenvolvimento cognitivo melhorando concentração e foco. 

Como usar óleos essenciais?

Você pode usá-los diluídos em óleos vegetais ou cremes, via inalação, direta ou indireta. Fique aqui e entenda melhor;

Aromático: Na sua casa ou mesmo no trabalho com os difusores elétricos, eles vaporizam as essências no ambiente e a inalação ocorre de forma sútil. Por via direta, você pode pingar três gotas na palma da mão, friccionar e depois inalar.

Tópico: Os óleos são absorvidos por nosso corpo de maneira rápida e entram em nossa corrente sanguínea. Devem ser misturados com algum óleo base para massagens, ou, se aplicado diretamente no corpo, use poucas gotas e sempre sob orientação.  

Banhos: Se for utilizar no chuveiro, deve-se diluir a quantidade de gotas indicadas em um litro de água. Aplique logo após o banho, ainda com o corpo úmido e faça uma automassagem.

Para uso na banheira, pingue algumas gotas em água morna na hora de entrar, permaneça na água por quinze minutos para sua pele absorver as essências. A quantidade ideal de gotas depende da quantidade de água, mas lembre-se que, menos é sempre mais neste caso.  

Principais óleos essenciais para ter em casa:

A quantidade de essenciais disponíveis no mercado é enorme e você pode estudar sobre cada um para saber escolher. Vamos citar aqui os queridinhos e favoritos para se ter em casa;

Lavanda, limão, hortelã, olíbano, laranja doce, bergamota, melaleuca, alecrim, hortelã-pimenta, eucalipto, camomila, capim-limão, sálvia, canela, citronela, copaíba e erva-doce.

Quais óleos essenciais podem ser aplicados diretamente na pele?

Em sua maioria, quase todos podem ser utilizados, desde que, como já citamos algumas vezes aqui, diluídos corretamente e sempre com a devida prescrição.

Algumas propriedades dos óleos essenciais quando o assunto é pele: adstringentes, hidratantes, cicatrizantes, anti-inflamatórios, antifúngicos, repelente de insetos e ainda antibacterianos. Conheça os mais utilizados;

  • Lavanda: sedativo, cicatrizante e relaxante muscular.
  • Citronela: repelente de insetos
  • Camomila: anti-inflamatório e calmante.
  • Melaleuca: antifúngico.
  • Alecrim: antimicrobiano e antioxidante.
  • Bergamota: pigmentante.

Como usar óleos essenciais para ansiedade e qual o mais indicado?

Ansiedade já foi considerada o mal do século. Mas calma, através da aromaterapia é comprovadamente possível amenizar bastante este quadro. 

Uma gota de óleo para uso no difusor pessoal ou três a cinco gotas em um pouco de água no difusor de ambientes, especialmente antes de dormir.

O óleo de Bergamota possui fragrância aromatizante, é da família cítrica e com muita energia tem o poder de reduzir a pressão arterial, o que interfere também na frequência cardíaca e consequentemente alivia o estresse e revigora.

Um dos mais recomendados também é a lavanda e a camomila por seus poderes calmantes e o olíbano, este, por sua vez, tem o potencial de estimular as regiões límbicas do cérebro.

Também pode-se indicar o uso alternado das essências, como, por exemplo fazer inalação direta do olíbano e usar a lavanda no ambiente antes de dormir, receita de sucesso e bem-estar!

 Pode usar óleo essencial em criança?

Sim, é possível usar os óleos essenciais em crianças a partir dos dois anos de idade. Seja para acalmar ou estimular, com certeza é uma ótima opção.

A indicação de uso deve vir do pediatra ou de um psicólogo, pois, apesar de natural, devemos manter os cuidados já indicados aqui anteriormente, tanto para quantidades quanto prescrições.

O capim-limão é bastante recomendado para os pequenos. Ajuda a tratar resfriados e outros problemas respiratórios. Quando usado com certa frequência ele também ajuda na redução de gases.

Alegria e alto astral são propriedades da essência de tangerina, indicada para uso no ambiente para toda a família, especialmente naqueles dias em que as crianças estão mais irritadas. 

Outro óleo muito indicado para elas é o de camomila, atua direto nos sentidos sem prejudicar a saúde, confere calma e tranquilidade, tudo que os pais gostam, não é mesmo?  

Qual o óleo essencial para abrir o apetite?

Sabemos que a alimentação interfere diretamente em todo nosso sistema e inúmeras podem ser as causas da falta de apetite. Uma alimentação balanceada e saudável nos proporciona uma vida mais ativa e cheia de saúde.

O primeiro passo é buscar identificar a causa do problema para então escolher a essência mais adequada. Os óleos essenciais irão ajudar a equilibrar o seu corpo, devolvendo assim a harmonia de todos os sentidos, inclusive o paladar.

Podem servir para abrir o apetite ou ainda para inibir, se for o caso de auxílio em dietas. Confira a seguir uma sugestão de uso indicada por uma especialista, mas não se esqueça de consultar uma nutricionista para complementar o seu tratamento. 

Estimular o apetite;

Coloque 05 gotas de óleo essencial de laranja + 05 gotas de óleo essencial de bergamota + 05 gotas de óleo essencial de patchouli. Utilizar esta sinergia no aromatizador de ambientes com uma certa frequência.

Contudo, que já citamos aqui, duvido você ficar de fora desta magia da natureza.  Conhecer o poder dos óleos essenciais, saber como usar e quais cuidados tomar é o início de uma jornada em prol da saúde, da sua e de toda a sua família.

Economize até 20%

Em nossa loja temos tudo o que você precisa para inserir a aromaterapia na sua vida, vem com a gente, transforme sua rotina de forma natural e mais leve!

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *