Skip to content

10 principais benefícios da lavanda

benefícios da lavanda
O poder curativo e terapêutico dos benefícios da lavanda é milenar. Hoje, estudos já comprovam, veja a seguir o conteúdo completo

Muito se fala dos benefícios da lavanda. Eles são comprovados por estudos e não são somente relatos dos antigos. Além da sua beleza ao florescer, a lavanda nos presenteia com seus poderes terapêuticos há milênios que foram disseminados pelo mundo e chegaram até os dias atuais. 

Essencias inspiradoras em grifes famosas

A lavanda

Planta milenar, a lavanda foi disseminada, principalmente, pelos gregos e pelos romanos antigos enquanto conquistaram os países do Continente Europeu. Sabe-se que os egípcios também a usavam no corpo e nos processos de mumificação. Suas flores são lilás e suas folhas vem cobertas pela cor prata. 

Até mesmo seu nome nos lembra hábitos da Roma antiga: Lavandula deriva do latim lavare e significa “lavar”. Conquistou o mundo com a fama de sua beleza, de seu aroma e de seu poder curativo da alma e do corpo. 

No mundo, existem aproximadamente 40 tipos de lavandas, mas quatro são as principais: Lavandula angustifolia (Lavanda inglesa), Lavandula dentata (Lavanda francesa), Lavandula hybrida (Lavandim) e a Lavandula latifolia.

Sabia que para produzir somente um litro do óleo de lavanda são necessários cerca de 500 quilos da planta? Incrível, né! Outra curiosidade é que a lavanda pode ser encontrada em outras cores que não a tradicional lilás: azul, branca, rosa, vinho e amarela. 

A lavanda floresce em locais ou épocas nas quais o dia é maior que a noite. Suas flores desabrocham na primavera ou no verão. Estudiosos dizem que elas precisam de no mínimo 6 horas de sol para florir. No entanto, não conseguem se adaptar aos climas quentes como no Norte e Nordeste, brasileiro, mas se dão bem no Sul e Sudeste. Isso porque resistem aos rigorosos invernos da região, até mesmo com temperaturas abaixo de 0ºC. 

Para que serve o aroma e os benefícios da lavanda?

Além de ser uma erva refrescante, tem um aroma doce. Seu famoso cheiro inebria a muitos. Por isso, é muito usado na aromaterapia para sanar os males da alma e do físico.  Bem-estar, relaxamento, sono são alguns dos efeitos causados pelo aroma, os benefícios da lavanda

Segundo um estudo Universidade de Kagoshima, no Japão, os benefícios da lavanda vem do cheiro que funciona como um calmante. A pesquisa, publicada no jornal acadêmico Frontiers in Behavioral Neuroscience, foi realizada com ratos. Parte deles inspiraram linalool, a substância natural do óleo essencial. Outra parte, ingeriam benzodiazepinas, presente em remédios calmantes como o Valium.

Os animais que cheiraram o óleo essencial apresentaram sinais de relaxamento e chegaram bem próximos dos efeitos causados pelos que tomaram remédio. Cientistas disseram que os resultados são animadores e sem as contraindicações apresentadas pelos calmantes como náuseas e enxaquecas. 

10 Benefícios da lavanda: 

Muitos são os benefícios da lavanda não somente o aroma, seus derivados como infusões e óleos também. Entre os seus benefícios, estão desde o combate ao estresse para gerar bem-estar até os efeitos anti envelhecimento, cicatrizante, contra dores abdominais. Além de ser uma planta com poderes medicinais e curativos, não oferece contraindicações. Ou seja, gestantes, crianças e idosos podem usufruir sem preocupação de seus benefícios. 

  1. Diminui ansiedade e estresse
  2. Cicatrizante
  3. Mantém e ajuda no crescimento dos cabelos
  4. Inibidora da ação de picadas de insetos;
  5. Auxilia com a insônia
  6. Combate o envelhecimento precoce
  7. Efeito anti-inflamatório
  8. Antifúngica
  9. Auxilia na saúde da pele
  10. Melhora sintomas de TPM

O óleo essencial e benefícios da lavanda: 

Já falamos que para produzir o óleo essencial de lavanda são necessários muitos quilos de flores. Mas o seu resultado é um dos óleos essenciais mais usados no mundo devido à sua delicadeza de aroma e por não irritar a pele. Além disso, seus efeitos são comprovados: auxilia na digestão, é antisséptico e antibacteriano, acalma os nervos, relaxa os músculos, é antidepressivo, combate a insônia e por aí vai. 

Para obter os benefícios da lavanda, você pode usar do óleo de lavanda que é relaxante e reduzir a ansiedade, tome um banho relaxante. Pingue várias gotas de óleo essencial de lavanda em uma colher de chá com  óleo transportador. Misture. Passe delicadamente em seu corpo durante o banho quente para que o calor aumente a sua absorção pelos poros.

Outro uso é o de seu poder cicatrizante. No combate a acne, coloque duas gotas em um cotonete e passe diretamente na espinha duas vezes ao dia. Para hidratar a pele ressecada ou irritada, coloque seu hidratante na palma da mão e misture duas gotas de lavanda e depois espalhe o creme nas áreas secas ou irritadas. 

Impressionante o poder dos benefícios da lavanda. Você costuma fazer uso desses recursos naturais e se beneficiar dos seus inúmeros efeitos? Não?! Mas depois deste conteúdo, com certeza você vai correndo usar o óleo essencial de lavanda, não é?! 

Conheça a Aromaria

Economize até 20%

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *