Skip to content

O que é óleo vegetal e quais os benefícios?

o que é óleo vegetal - coco - vidro pequeno com contador de tampa preta
Saiba o que é óleo vegetal e conheça os diversos benefícios que ele traz para sua beleza e sua saúde. Acesse nosso blog e confira.

Afinal, o que é o óleo vegetal? Cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, ele é bastante procurado por quem deseja uma vida com mais saúde e sustentabilidade.  No entanto, bastante gente ainda não tem um conhecimento exato sobre sua utilização e seus benefícios.

Continue em nosso artigo e saiba mais sobre esses excelentes produtos naturais.

o que é óleo vegetal - Economize até 20%

O que é óleo vegetal?

Os óleos vegetais são gorduras retiradas diretamente de diversos tipos de plantas. Sua extração é feita a partir na grande maioria das vezes das sementes, mas também pode ser obtida de folhas, raízes e galhos.

Sua formação é feita através dos triglicerois (que nada mais é que a reunião de três ácidos graxos com uma molécula de glicerol). Por ter uma composição química de natureza apolar, elas são solúveis em solventes orgânicos e insolúveis em água. 

O que é óleo vegetal e para que serve?

O óleo vegetal pode ser usado para as mais diversas finalidades, e alguns exemplos são na produção de produtos de beleza para o mercado de cosméticos, é procurado também pela culinária nacional e internacional, já que se trata de um alimento com alto teor nutritivo e saudável.

Além disso, a indústria de biocombustíveis processa o produto, criando produtos que ajudam no funcionamento de motores. Viu a importância de saber sobre o que é óleo vegetal e como impacta a sua vida de diversas formas? Abaixo vamos apresentar todos os benefícios desses excelentes agentes naturais.

O óleo vegetal faz mal à saúde?

A resposta para essa pergunta é: talvez. Isso vai depender da forma como o óleo vegetal é usado, já que alguns deles possuem um altíssimo teor de Ômega-6.

Quando usado em grande quantidade, essa espécie de ácido graxo poli-insaturado pode ser danosa para o nosso organismo, gerando problemas mais graves como problemas cardíacos e inflamações.

Por isso, é recomendado consultar um médico para saber mais sobre o que é óleo vegetal antes de usar qualquer produto.

Quais são os tipos de óleo vegetal?

Para saber de fato o que é óleo vegetal, é preciso conhecer os seus tipos. Entre inúmeras opções, listamos as principais no decorrer do nosso artigo para você saber escolher o certo.

Girassol

Esse tipo de óleo é rico em vitamina E, além de ser um excelente antioxidante, que ajuda a frear o processo de envelhecimento do organismo e das células que o compõem e também fortalece o sistema imunológico.

É importante lembrar também que o óleo de girassol colabora na redução do colesterol e doenças ligadas ao coração. Ele ajuda também a prevenir:

  •  Ataques de asma;
  • Doenças infecciosas em crianças;
  •  Câncer de cólon;
  • Rugas;
  • Artrite.

Coco

São diversos os benefícios que o óleo de coco traz para a nossa saúde. Ele é um produto rico em vitaminas, antioxidantes e também ácidos graxos. Ele também ajuda da seguinte forma:

  • Aumento na imunidade;
  • Impede a prisão de ventre;
  • Traz sensação de saciedade;
  • Colabora no controle do colesterol.

Gérmen de trigo

O óleo de gérmen de trigo ajuda a proteger as células do nosso corpo, prevenindo doenças degenerativas como o câncer, por exemplo. Ele é retirado da parte mais interna do grão do trigo. Também é antioxidante, já que é rico em vitamina E.  

Possui outras vantagens, que são:

  • Colaborar no tratamento de estresses físicos,
  • Ajuda contra problemas cardiovasculares,
  • Prevenção de insônia;
  • Distúrbios ligados à menopausa.

Eucalipto

Esse tipo de óleo é muito procurado para o tratamento de problemas respiratórios, já que é expectorante, antisséptico e antiespasmódico. Ajuda a combater ataques de sinusite, bronquite, catarro, asma, tosse e dores de garganta.

Como é muito usado em casos de epidemia graças a sua ação bactericida e antiviral, está sendo altamente procurado durante a pandemia da Covid-19. O óleo de eucalipto ajuda também há:

  • Baixar a febre e calafrios;
  • Prevenir infecções do trato urinário;
  • Evita a propagação de infecções como malária, sarampo, cólera;
  • Possui forte ação diurética.

Outro grande benefício é a sua excelente ação antisséptica, que auxilia no tratamento de ferimentos, queimaduras profundas e herpes. Além de todas essas benesses, esse óleo age como repelente de insetos.

Amêndoas

Com uma grande quantidade de nutrientes presentes em sua composição (vitaminas A, E e B), arginina e ácido fólico, o óleo de amêndoas é muito utilizado para fins estéticos, sendo um dos produtos mais naturais usado no mercado de cosméticos.  

Pode ser usado no corpo e no rosto, o que ajuda a deixar a pele bem hidratada e evita ressecamentos e áreas propensas para isso, como cotovelos, joelhos e pés.

Quais são os óleos 100% vegetais?

Os óleos considerados 100% vegetais são aqueles que possuem 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos em sua composição, ou seja, uma fórmula que prioriza insumos naturais.

Portanto, é importante saber o que é óleo vegetal, pesquisar antes de comprar e procurar informações sobre os componentes que fazem parte dele.

o que é óleo vegetal -Economize até 20%

Qual é o melhor óleo vegetal?

São muitas opções disponíveis, e saber o que é óleo vegetal e seus usos é fundamental para fazer a escolha certa.

Quais os melhores óleos vegetais para cosméticos?

O óleo de gérmen de trigo auxilia no combate aos radicais livres, freando o envelhecimento. É aconselhável usar na cura de queimaduras de pele que estejam em estágio de cicatrização.

Ainda pode ser utilizado na hidratação de joelhos e cotovelos ressecados.

Já o óleo de uva é usado para prevenir o surgimento de estrias e celulites, ajudando a manter os tecidos elásticos, reduzindo o inchaço e o edema. Indicado também para a prevenção e tratamento de acnes que possam aparecer no rosto ou em outras partes do corpo.

Como fazer sabonete artesanal.

Qual o melhor óleo vegetal para cabelo?

O óleo de avelã é extremamente indicado para o tratamento no cabelo. Conta com propriedades emolientes, hidratantes e sobreengordurantes, além de ser uma poderosa repositora da barreira lipídica, o que ajuda a prevenir a desidratação e ressecamento dos cabelos e do couro cabeludo.  

Como usar os óleos vegetais para ficar mais saudável?

Agora que você já sabe o que é óleo vegetal e com todas as dicas acima, você vai conseguir manter o seu bem-estar de forma natural e sustentável.E conte com a ArteFeita para te ajudar a encontrar os óleos que se encaixam melhor nas suas necessidades e na busca por mais saúde.

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *