Skip to content

O perfume da lavanda e seus benefícios

Lavanda
O uso da lavanda é milenar. Desde para perfumar os ambientes e nossos corpos, como também para fins curativos do físico e da alma

A arte de perfumar corpo e objetos é milenar. O surgimento se deu na Babilônia. De lá para cá, o ser humano a aperfeiçoou. Mas uma essência especial acompanhou essa transformação e segue sendo a preferida das mulheres e dos homens: a lavanda. Seu uso é diverso. Perfuma e cura, o corpo e a alma. 

Compre e receba no mesmo dia

A Lavanda

Assim como o perfume, a descoberta da essência da lavanda é milenar. Data desde a Grécia e a Roma antigas e ainda hoje seu aroma encanta e a sua beleza, também.  A lavanda é uma planta famosa em todo o mundo sendo disseminada pelos gregos à medida que conquistavam o continente europeu. 

Registros históricos contam que Cleópatra se banhava com óleos de lavanda para perfumar seu corpo. Também os romanos utilizavam a lavanda em seus rituais de banho e ainda a tinham como remédio, pois acreditavam nas suas propriedades curativas. Outro uso comum estava associado ao de ser excelente repelente de insetos.

E foi assim que se espalhou na Europa e o seu uso foi se diversificando. No século XVIII, contam que a lavanda passou a ser utilizada como aromatizante de roupas nos baús. Muitos acreditam que foi dessa forma que se disseminou ao Brasil, ao ser trazida pelos colonizadores portugueses.

Para que serve esta planta e seus aromas?

O óleo essencial natural extraído da própria lavanda tem inúmeras utilizações, pois essa planta proporciona muitos benefícios como, por exemplo, uma sensação natural de tranquilidade e de bem-estar e ainda um enorme poder curativo no nosso corpo. Veja produtos que podem ser fabricados a partir da sua essência

-Velas

-Sabonetes

-Cremes

-Perfumes

-Loções

-Shampoos

-Condicionadores

-Sais de Banho

-Difusores

-Demaquilantes

Além da sua utilização para perfumar ambientes, corpos e roupas, o poder curativo da lavanda, atualmente, segue sendo muito disseminado. Os egípcios já a usavam para curar o físico e o espírito no seu dia a dia. Outro uso comum entre eles era nos processos de mumificação. A tão famosa linda e cheirosa planta é muito indicada para a insônia, ansiedade, dores de cabeça e até mesmo para o cansaço.   Hoje, a medicina alternativa usa a lavanda para as doenças da alma. É que seu aroma aflora emoções, ajudando no tratamento da psique humana. 

O perfume da lavanda ao ser inalado afeta diretamente nosso sistema límbico, onde está localizado o hipotálamo, que controla nosso metabolismo, regula o sono, o apetite e a temperatura corporal e faz com que ele libere hormônios estimulantes ou inibidores.  Dessa forma, impulsos neurológicos são manifestados pelo cérebro e outras áreas são atingidas e estimuladas, que resultam, depois, num efeito de calma e paz. 

Benefícios

Os benefícios da lavanda são inúmeros, como já falamos. Vamos citar alguns e os seus efeitos. Mas antes queremos esclarecer algumas funções também importantes dessa planta milenar causa na nossa pele.  A lavanda é

  • Adstringente – ela tem a função de atuar de forma equilibrada na gordura produzida pelas glândulas sebáceas;
  • Antioxidante – consegue prevenir o envelhecimento precoce.
  • Cicatrizante – também tem uma capacidade antisséptica e anti-inflamatória.
  • Calmante – quando as peles ficam muito expostas ao sol, tem a ação de calmante

Além disso, possui outros usos curativos que vamos elencar a seguir: 

  • Ansiedade
  • Insônia
  • Dor de cabeça
  • Congestionamento nasal
  • Dores musculares
  • Cólicas abdominais
  • Problemas digestivos
  • Acalma em momentos de estresse
  • Diminuição de níveis de cortisol
  • Acalma os choros dos bebês

Como usar a Lavanda?

Assim como seus benefícios são inúmeros, a lavanda pode ser usada de diferentes formas:  sachês, difusores, sabonetes, velas. Mas selecionamos três e vamos explicar a seguir: 

1 . A Água Perfumada ou Água de Lençóis como você preferir usar, como o nome está dizendo é uma água para perfumar roupas e facilitar na hora de passar. Você precisa  borrifar a água no tecido antes ou após passar o ferro. Pode ainda também borrifar as cortinas, sofás, almofadas, camas, fazendo com que todo o ambiente fique perfumado e a roupa com aquele cheirinho de limpo, sabe?E o melhor de tudo, é que não mancha a roupa, perfuma de forma suave e ainda tem longa duração

2.    Difusor de Ambiente 

Bem prático, o aromatizador, difusor, home spray de ambiente é pronto para uso. Você pode colocar ele em um frasco com varetas de fibra ou madeira, como pode também acrescentar 150ml de água e usar com válvula spray para borrifar no ambiente. Ele rende bastante e tem alto poder de fixação, com seu aroma suave e refrescante proporciona mais leveza ao ambiente. É indicado para aromatizar ambientes, perfumadores, colônias, cosméticos e sais de banho

3.    Essência Silver Aroma Lavanda 

A essência de lavanda da Linha Silver pode ser aplicada em cosméticos ou sabonetes artesanais, mas nas receitas de difusores de ambiente e água perfumada para roupas tem uma excelente desempenho. Rendem muito e tem alto poder de fixação, dá  leveza ao ambiente com seu aroma suave e refrescante.

Qual a diferença de alfazema, lavanda e lavanda francesa?

Mas é bom saber que existem algumas diferenças entre a lavanda, a alfazema e a lavanda francesa. Fique bem atenta para não cometer equívocos. Vamos lá:

1 – Lavanda Francesa

A lavanda francesa não floresce no Brasil. Seu nome científico é Lavandula angustifolia ou Lavandula officinalis. É o tipo de lavanda que mais se consome no mundo porque age diretamente no sistema nervoso, proporcionando aquela sensação de bem-estar relaxante e melhora consideravelmente o sono. Esse óleo não tem contraindicação, pode ser utilizada por gestantes, crianças e bebês. Ela é abundante na região de Provence, com muito  linalol e linalila, que possui caráter sedativo.  

2 – Lavanda Brasileira

Ela é bem cultivada aqui no Brasil. Chamada de Lavandula dentata, possui efeito estimulante direto sobre o sistema nervoso central. Essa lavanda é usada quando se está meio deprimido, cansado ou desanimado. Do elemento fogo, tem sua origem na África e é deste óleo que se a “água de alfazema” para os rituais de umbanda brasileira. Além de estimulante também tem o poder de expectorante. Mas tem contraindicações e é preciso ter cuidado e usada com parcimônia. 

3 – Alfazema

Já a Alfazema é uma espécie de lavanda. Mas o seu cheiro de cânfora é mais forte por isso, é diferente das demais. Apresenta poder curativo e suas propriedades aromáticas e medicinais, combatem  problemas estomacais, reumáticos, inflamatórios e também é usado em tratamento de câncer. 

Economize até 20%

E aí compreendeu a diferença? Pronta para usar e abusar dos efeitos maravilhosos da lavanda?

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *